Cotidiano

Hamas comemora morte de Shimon Peres: ?Ele era um criminoso?

201609140848192261_AFP.jpgGAZA ? As reações no território palestino à morte do ex-presidente israelense Shimon Peres divergiram. Enquanto um porta-voz do grupo islamita Hamas comemorou a notícia, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, reconhecido internacionalmente, disse que Peres foi um corajoso sócio para a paz. Peres

Na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, o porta-voz Sami Abi Zuhri declarou que ?o povo palestino está feliz pela morte deste criminoso?.

?Shimon Peres foi um dos últimos fundadores israelenses da ocupação, sua morte representa o fim de uma era na História da ocupação israelense?, disse Zuhri à AFP.

Abbas, por sua vez, lembrou que Peres tinha assinado os acordos de Oslo com o seu antecessor, Yasser Arafat, segundo a agência oficial palestina Wafa.

O presidente palestino ressaltou que Peres fez ?esforços constantes e ininterruptos para alcançar a paz desde Oslo até seu último suspiro?. E enviou uma mensagem de condolências à família do ex-presidente e Nobel da Paz.

A Autoridade Palestina, estabelecida em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, foi criada após os acordos de Oslo, dos quais Peres foi um dos impulsionadores.

Peres morreu na madrugada desta quarta-feira aos 93 anos em um hospital da região de Tel Aviv, onde estava internado desde o início do mês depois de sofrer um acidente vascular cerebral. O funeral será realizado na sexta-feira em Jerusalém, com a presença de vários líderes mundiais.

Aos 93 morre ex-presidente e Nobel da Paz Shimon Peres