Política

Hallberg investigado na Comissão de Ética

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar aceitou a representação contra o vereador Fernando Hallberg, feita pelo vereador Alécio Espínola. A informação é do presidente da Comissão, Olavo Santos.

Agora, Hallberg passa a ser investigado pela Comissão. “A partir do momento em que foi acatada a representação, inicia-se o processo disciplinar. Nomeei um relator, que é o vereador Misael Júnior e vamos informar isso oficialmente ao vereador”, explica Olavo.

A partir disso, Fernando terá o prazo de quatro sessões ordinárias para apresentar a defesa por escrito. A Comissão tem 90 dias para concluir a investigação.

“Várias podem ser as punições, desde uma advertência por escrito, verbal, até a suspensão do mandato por um período ou, em casos mais extremos, a cassação do mandato”, resume.

Hallberg foi representado por Alécio, porque o vereador líder de governo considerou que Hallberg foi ofensivo ao levantar se Alécio trabalhava para o povo ou para a prefeitura. O vereador investigado já se manifestou por meio de advogado dizendo que vai provar sua ‘inocência’ no caso.

Damasceno Júnior

O prazo para o Damasceno Júnior para apresentar a defesa por escrito, de acordo com o relator do processo, vereador Pedro Sampaio, é hoje. O investigado deve entregar o relatório durante sessão ordinária.

Damasceno também é alvo da Comissão porque um áudio veio à tona do vereador supostamente oferecendo um cargo no Executivo a um amigo em troca de serviços pessoais.