Cotidiano

Haddad é recebido na Paulista como astro de banda de rock

SÃO PAULO – Aclamado sob as palavras de ordem “Valeu, Haddad”, “Uh governador “, “Haddad de novo, com a força do povo”, o prefeito Fernando Haddad (PT) participou de um ato de agradecimento promovido por eleitores na Avenida Paulista, na tarde deste domingo. O ato, convocado pelas redes sociais, ocupou a Avenida Paulista em frente ao Masp. Segundo a Polícia Militar, por volta de 13h30m, 400 pessoas estavam na manifestação.

Acompanhado da mulher, Ana Estela, Haddad foi praticamente arrastado, como se fosse um astro de uma banda de rock. Enquanto o prefeito andava no meio da aglomeração, o que se viam eram celulares erguidos para fotos e selfies. A mãe do ex-prefeito, Norma Haddad, e ex-senador e vereador eleito Eduardo Suplicy (PT) também participaram.

– Algumas pessoas já descobriram e outras ainda vão descobrir que São Paulo é uma cidade do caralho – falou Haddad, que chegou à Paulista pouco antes das 14 horas.

Vários corações foram no desenhados no asfalto, com giz colorido, pedindo que o prefeito seja candidato a governador em 2018. Várias pessoas carregavam balões em forma de coração.

Com adesivos da campanha de Haddad colados na camiseta, Francisca Lima era uma das mulheres animadas que gritavam “Haddad, você roubou meu coração”.

Há uma semana, candidato à reeleição, Haddad perdeu a disputa. Ficou em segundo lugar com 16% dos votos. João Doria, do PSDB, foi eleito prefeito de São Paulo no primeiro turno, com 53% dos votos.

Com a derrota avassaladora do PT, que no primeiro turno só ganhou a eleição para a Prefeitura de Rio Branco, no Acre, a simpatia de uma parcela de paulistanos pelo ex-prefeito soa como alento para o partido. Nos bastidores, já há quem a acredite que Haddad possa dar um novo fôlego à legenda.

No dia da eleição, horas depois da apuração dos votos, internautas admiradores da gestão de Haddad se organizaram para o evento, que foi marcado para este domingo no vão do Masp. “Aos corações doídos dessa São Paulo, vamos transformar essa angústia em agradecimento”, convidavam na página do evento.

Na quinta-feira (6), um dia antes da primeira reunião com seu sucessor para discutir a transição entre os mandatos, Haddad se manifestou em vídeo publicado na mesma rede social, se dizendo emocionado e confirmando presença no ato.

As amigas Mirella Floren e Jaqueline Escoaiella, de 29 e 28 anos, respectivamente, tiveram a inciativa de organizar o evento. Elas disseram que é um ato de agradecimento, não de despedida. “Estávamos com sentimento de angústia e tristeza, e resolvemos criar o evento. Fiquei surpresa com a derrota, mas agora torço para que Doria continue com a gestão humanizada iniciada pelo Haddad, que nos incentivou a pensar mais no coletivo do que no individual”, disse Jaqueline

A gestão de Haddad teve como principal marca criar condições para que os paulistanos ocupem ruas da cidade. A abertura da Avenida Paulista aos pedestres aos domingos, com trânsito totalmente fechado para os carros, gerou muita polêmica, mas acabou se transformando numa espécie de símbolo de uma gestão mais humanizada da cidade. Todos os domingos, a avenida lota de pessoas em busca de lazer.

Haddad criou ainda ciclofaixas de lazer nos fins de semana e reduziu a velocidade para 40 km por hora em ruas de bairros e 50 km ou 60 km por hora em algumas das principais vias expressas da capital paulista, reduzindo o número de acidentes com mortos.

Segundo dados do Infosiga, de janeiro a agosto morreram 645 pessoas em acidentes de trânsito na capital paulista- 16,7% a menos do que em igual período de 2015.