Esportes

Hackers vazam novo lote de documentos de agência anti-doping

2016 938576009-201609131911215797_AP.jpg_20160913.jpgTORONTO – A Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) informou que os hackers russos Fancy Bears vazaram um novo lote de documentos sobre atletas que seriam usuários de substâncias proibidas. A primeira invasão ao site oficial da entidade foi confirmada na terça-feira. O Fancy Bears, que se diz um grupo de ativistas que luta pelo fair-play no esporte mundial, publicou documentos que comprovam que atletas dos EUA consumiram substâncias proibidas. Entre eles, estão a ginasta Simone Biles ? que ganhou quatro ouros e um bronze na Olimpíada ? e as tenistas Venus e Serena Williams. Doping 1509

O grupo de hackers acusa a Wada de esconder irregularidades praticadas por atletas americanos. No entanto, receitas médicas divulgadas nesta semana indicam que as substâncias não foram usadas de forma irregular. Biles, por exemplo, teria tomado compostos proibidos no esporte, mas que são liberados pela Wada para quem tem hiperatividade. Já as irmãs Williams, teriam utilizado anti-inflamatórios. Simone Biles negou as acusações.

Desta vez, há dados sobre 25 atletas dos EUA, Alemanha, Reino Unido, República Tcheca, Dinamarca, Polônia, Romania e Rússia.

?A Wada está muito atenta a este ataque criminoso, que até agora expôs de forma de forma imprudente informações pessoais de 29 atletas, o que será uma preocupação para eles e causa apreensão para os demais atletas envolvidos na Rio 2106?, disse Olivier Niggli , diretor-geral da entidade em nota. Para ele, as invasões têm como objetivo manchar as reptuações dos atletas

A entidade afirmou que os hackers podem ter conseguido acesso a seus sistemas por meio de uma conta de acesso criada pelo Comitê Olímpico Internacional para a Rio 2106. A conta incluiria informações médicas confidenciais sobre exceções no uso de medicamentos, que são registrados pelas federações esportivas e órgãos nacionais anti-doping para garantir que os atletas possam tomar seus remédios.

O ministro de esportes da Rússia, Vitaly Mutko negou o envolvimento do país com os hackers. Segundo o relatório McLaren, ele sabia da existência do esquema estatal de doping. O documento foi uma conclusão da investigação da Wada sobre o uso de substâncias para melhorar o desempenho por parte dos atletas russos.

? Como você pode provar que os hacker são da Rússia? Vocês culpam a Rússia por tudo, está na moda agora. Nós também estamos preocupados porque eles têm aos mesmos dados sobre atletas russos e nós também podemos ser vítimas, não importa qual atleta – disse Mutko.