Cotidiano

Hackers sondam sistemas de votações dos Estados Unidos

WASHINGTON – Hackers sondaram o sistema de votação de muitos estados norte-americanos, mas não há sinais de que manipularam qualquer dado de votação, disse o secretário de Segurança Nacional, Jeh Johnson, neste sábado.

Funcionários de segurança nacional estão investigando várias possíveis pistas que sugerem que criminosos cibernéticos estão tentando influenciar a eleição presidencial de 8 de novembro, inclusive hackeando sistemas sob o controle do Comitê Nacional Democrático.

O candidato republicano Donald Trump acusou diversas vezes que o sistema eleitoral dos EUA é passível de fraude, e líderes democratas no Congresso acusaram a Rússia de estar por trás das repetidas tentativas de acessar dados dos dois partidos e sistemas estaduais de votação.

– Em meses recentes, atores cibernéticos maliciosos estão examinando um grande número de sistemas estaduais, o que pode ser um preâmbulo para tentar intrusões – disse Johnson, em um comunicado. – Em alguns casos, detectamos que atores maliciosos tiveram acesso a sistemas eleitorais estaduais. No entanto, não estamos ciente de nenhuma manipulação de dados.

O chefe do Comitê Nacional Democrático, Donna Brazile, disse no mês passado que a organização foi rackeada por agentes apoiados pelo governo russo, que estão tentando influenciar a eleição, quando eleitores escolherem entre a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, e Trump, um empresário de Nova York.