Cotidiano

Hackers roubaram dados de clientes, informa XP Investimentos

INFOCHPDPICT000035880495 SÃO PAULO ? Maior corretora do país, com cerca de 200 mil clientes e R$ 50 bilhões sob custódia, a XP Investimentos divulgou um comunicado informando que investiga, em colaboração com a Polícia Federal e o Ministério Público, vazamento de dados cadastrais de um grupo de clientes. Segundo o texto, criminosos tiveram acesso a essas informações entre 2013 e 2014.

No mesmo período, diz a empresa, também foi identificada uma fraude isolada com três clientes, que foi comunicada à polícia. A corretora informa que os clientes foram ressarcidos e não tiveram prejuízos. Recentemente, os mesmos infratores divulgaram na internet o vazamento destes registros, em uma tentativa de extorsão.

?O vazamento das informações é uma ação criminosa e a empresa está tomando todas as medidas legais cabíveis?, diz em nota a XP.

O caso do roubo de dados por hackers foi divulgado pelo jornal ?Valor Econômico?, que informa que pelo menos 29 mil investidores tiveram os dados roubados. Ainda segundo o jornal, a extorsão a três clientes, relatada pela empresa, causou um prejuízo de R$ 2 milhões.

Na nota, a XP informa que ?trabalha constantemente para aprimorar a segurança dos seus clientes. Entre as medidas adotadas nos últimos anos, estão o reforço da estrutura de segurança da informação, além de investimentos em infraestrutura, processos e softwares de Tecnologia da Informação?.

No comunicado, a XP Investimentos lamenta o ocorrido e orienta que os clientes tirem dúvidas com seus assessores de investimento.