Esportes

Hackers denunciam doping de Simone Biles e irmãs Williams

A Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) confirmou nesta terça-feira que teve seu site oficial invadido por um grupo de hackers russos, que se autodenominam Fancy Bears. Na ação, eles acusaram a entidade de ocultar casos de doping de atletas dos EUA, como a ginasta Simone Biles – que ganhou quatro ouros e um bronze na Olimpíada – e as tenistas Venus e Serena Williams.

O grupo publicou documentos que comprovam que atletas dos EUA consumiram substâncias proibidas. No entanto, receitas médicas indicam que as substâncias não foram usadas de forma irregular. Biles, por exemplo, teria tomado compostos proibidos no esporte, mas que são liberados pele Wada para quem tem hiperatividade. Já as irmãs Williams, teriam utilizado anti-inflamatórios.

O Fancy Bears se diz um grupo de ativistas que luta pelo fair-play no esporte mundial, e procura irregularidades de atletas de primeira linha. Apesar de ter confirmado o vazamento, a Wada não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Simone Biles e as irmãs Williams não deram declarações.