Cotidiano

Hackers atacam sistema de transporte e liberam catracas em San Francisco

San_Francisco_Cable_Car_on_California_Street.jpg

RIO ? Desde a última sexta-feira, passageiros que usam o sistema de transporte público na cidade americana de San Francisco, na Califórnia, não estão pagando a passagem. Mas não se trata de benevolência ou uma ação promocional do governo, a interrupção da cobrança se deve a um ataque hacker.

De acordo com a emissora CBS, as máquinas de venda de bilhetes estão fora do ar, exibindo a mensagem: ?Você foi hackeado, todos os dados foram criptografados?. Para liberar o sistema, os criminosos virtuais pedem o pagamento de 100 bitcoins, o equivalente a cerca de US$ 70 mil, ou R$ 240 mil.

Os hackers deixaram apenas o endereço de e-mail [email protected] para contato. A Yandex é uma companhia russa de internet, que, entre outros serviços, fornece endereços de e-mail e ferramentas de redes sociais.

?Não há impacto no serviço de transportes, mas nós abrimos as catracas como precaução para minimizar o impacto aos consumidores?, disse o porta-voz da Muni, empresa que opera o serviço, Paul Rose. ?Como existe uma investigação em curso, não seria apropriado fornecer detalhes neste momento?.

A ação dos hackers assustou alguns passageiros.

? Eu acho isso horrível ? disse um passageiro. ? Realmente, se eles podem fazer isso aqui, nós não estamos seguros em nenhum lugar.

Outros não acharam tão ruim:

? Eu pensei, será que isso é parte das promoções da Black Friday ou algo assim?