Cotidiano

Hackers assumem ataque contra servidores de ?Pokémon Go?

RIO — No segundo fim de semana após o lançamento, jogadores de “Pokémon Go” não conseguiram capturar muitos monstrinhos de bolso. De acordo com o site Downdetector.com, o joguinho ficou fora do ar por cerca de dez horas durante o sábado, e por quatro horas durante o domingo. Pelo Twitter, um grupo de hackers chamado PoodleCorp afirmou ter sido o responsável pela queda dos servidores, provocada por um ataque de ataque distribuído de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês).

Ataques desse tipo acontecem com o uso de milhares de computadores infectados, que enviam simultaneamente solicitações a um servidor específico, no caso, o “Pokémon Go”. Por causa da sobrecarga, os sevidores podem acabar saindo do ar. Ainda na noite de sábado, a conta oficial do jogo no Twitter afirmou que “os problemas nos servidores foram identificados”.

Os produtores do jogo não confirmaram o ataque. Caso o grupo PoodleCorp seja realmente responsável pela queda dos servidores, o próximo ataque já tem data marcada: dia 1º de agosto.

Entretanto, é possível que o problema tenha sido causado pelo intenso fluxo de jogadores. Também no sábado, a Nintendo anunciou o lançamento de “Pokémon Go” em 26 países de uma só vez. No domingo, o jogo também chegou ao Canadá, elevando para 35 o número de mercados onde a nova febre já está disponível. O Brasil ainda não tem data para lançamento.