Cotidiano

Hábitos do isolamento social aceleram tendências no mercado de trabalho

O levantamento aponta ocupações que deverão ter mais demanda

Matrículas para cursos do Senai 2021 estão abertas - Foto: Divulgação
Matrículas para cursos do Senai 2021 estão abertas - Foto: Divulgação

A pandemia de Covid-19 acelerou tendências e deve criar mais oportunidades de emprego para profissionais de tecnologia e logística, revela estudo feito pelo Senai. Entre os novos cargos, estão analistas de soluções de alta conectividade e os orientadores de trabalho remoto. Além disso, profissões já existentes devem ter demanda aumentada.

“Neste contexto pós-crise as indústrias precisarão de profissionais atualizados e com diferentes competências para ajudar a alavancar os negócios”, analisa Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep. “Por outro lado, os profissionais capacitados terão mais chances de se manter ou até mesmo de se recolocar no mercado”, complementa.

O levantamento aponta ocupações que deverão ter mais demanda: técnico em telecomunicações; em sistemas de transmissões; em sistemas de computação; em mecatrônica e automação industrial; em eletroeletrônica, eletrônica; em logística; em jogos digitais; em redes de computadores; desenvolvedor de sistemas; eletricistas, controlador e programador de produção e programador multimídia. A pesquisa do Senai aponta também 13 novas ocupações em alta no mundo pós-pandemia. Entre elas, especialistas em logística 4.0, em análise de grandes volumes de informações (big data) e em cibersegurança.

Matrículas – O Senai no Paraná oferta cursos que preparam o profissional para as profissões que devem crescer no pós-pandemia. A instituição está com as matrículas abertas para os cursos técnicos presenciais e semipresenciais em todo o estado. “Por meio de seu vasto portfólio, o Senai oferece oportunidade de um ensino de qualidade, que possibilita uma rápida inserção ou recolocação no mercado de trabalho”, afirma Giovana. Segundo dados da Pesquisa SAPES FIII – Empresas 2017 a 2019, mais de 90% das indústrias preferem os alunos do Senai.

São vagas distribuídas em áreas como Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Administração e muitas outras. Mais informações estão disponíveis em cursocertosenai.com.br ou pelo telefone 0800 648 0088.