Cotidiano

Habilidades de crianças dão forma a robôs

O resultado do trabalho será apresentado no evento Latinoware, que ocorrerá em Foz do Iguaçu, der 19 a 21 de novembro

Cascavel – As pequenas peças de plástico unidas por parafusos começam a dar forma a um robô. Com ferramentas em mãos e auxílio do instrutor, alunos colocam os conhecimentos em prática e se esforçam para que o experimento fique pronto até a próxima semana.

O resultado do trabalho será apresentado no evento Latinoware, que ocorrerá em Foz do Iguaçu, der 19 a 21 de novembro. O evento é referência na área de softwares e hardware livre e reúne um público de diferentes idades que aprecia as invenções por meio da eletrônica. “A princípio as crianças iriam terminar o robô durante o evento, mas vamos levar os robôs prontos e lá elas participaram de uma competição. É uma oportunidade incrível aos alunos que certamente voltarão com novos conhecimentos”, comenta o instrutor de robótica, Thiago Sodré.

É ele quem aprimora as habilidades das crianças por meio do projeto de robótica realizado na Escol0a Municipal Aloys João 0Mann, no Bairro Cancelli em Cascavel. Duas vezes por semana, as turmas dos 2º ao 5º anos participam de atividades em horário contraturno ao de estudo.

As peças projetadas para os robôs surgem de uma impressora 3D. “Temos o projeto pré-definido. O rolo de filamento passa por aquecimento e dessa forma vai formando o plástico”, explica sobre o processo que leva cerca de 22 horas para ser concluído.

A montagem de robôs exige ainda mais 20 horas. Além da fabricação por meio do equipamento que teve o custo aproximado de R$ 6 mil, o laboratório conta com outros Kits educacionais de programas do governo federal. “Com as crianças do 2º ano, trabalho, por exemplo, a imaginação e com as peças elas montam animais seguindo a estrutura e o movimento de cada um deles”, explica o instrutor de robótica.

O projeto de robótica também é realizado na Escola Municipal Profª Dulce Andrade Siqueira Cunha – Caic I e na Escola Municipal Terezinha Picoli Cezarotto. “É possível melhorar a coordenação motora fina, concentração, classificação, raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Tudo isso reflete no desempenho das crianças em sala de aula”, destaca o instrutor de robótica.