Cotidiano

Há vagas para mamografias!

No mês que prioriza a saúde da mulher, uma atitude importante da servidora pública Lairê Jussara Kielek. Na manhã de quinta-feira (26), ela procurou o Centro de Mama do Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) para fazer a mamografia, o principal exame quando o assunto é diagnóstico ou prevenção do câncer de mama.

“Esse exame é muito importante para a mulher. Já fiz outras vezes e me preocupo sempre com isso”, afirma. Lairê lembra às mulheres que a mamografia no hospital é fornecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de forma gratuita. “Se não houvesse [a mamografia] pelo SUS estaríamos passando pelo mesmo problema que muitas outras cidades, onde há filas, demora nos atendimentos, consultas e exames. Ter um aparelho aqui disponível às mulheres nos dá segurança”, acrescenta.

Todos os meses são realizadas em torno de 80 mamografias. A responsável pelo exame é a técnica em radiologia Elisete Avila. Ela lembra que a partir dos 40 anos as mulheres precisam fazer o exame todos os anos. “Em casos em que há histórico familiar da doença, a mamografia deve ser feita mais cedo”, alerta.

O exame dura cerca de 20 minutos às mulheres que possuem prótese de silicone e 10 minutos às que não têm. “A agenda é bem tranquila. Todo dia tem vaga. Vale lembrar ainda que a mamografia não dói, ela causa apenas certo desconforto”, diz Elisete. O resultado fica pronto em até 15 dias. Em caso de diagnóstico positivo, a orientação é buscar um médico especialista.

Agendamento

Para ser atendida no Centro de Mama do Huop basta agendar um horário pelo (45) 3321-5189. As mulheres acima de 40 anos não precisam de recomendação médica para fazer o exame. É necessário apenas agendar o horário, ir até o hospital com o cartão SIM e um comprovante de residência. Já as mulheres abaixo desta faixa etária, além do agendamento e dos documentos citados acima, precisam ser encaminhadas por um médico.

Inauguração

Apesar de o Centro de Mama já atender a população, um evento na segunda quinzena de novembro vai oficializar sua implantação. Conforme o Huop, a vice-governadora Cida Borghetti já está confirmada para a cerimônia de abertura.

O Centro, que está com equipamento novo e com a sala reformada, foi custeado pelo Governo do Paraná, orçado em mais de R$ 1 milhão. Antes, o local funcionava com aparelhagem antiga. Vale destacar que a inauguração será feita após um ano da finalização das reformas. A Sesa afirma que a sala que abriga o Centro de Mama passou por uma reforma e a unidade entrou em funcionamento em abril deste ano.