Cotidiano

Há 50 anos, os Beatles faziam seu último show

RIO ? Numa fria tarde de inverno do dia 30 de janeiro de 1969, com a temperatura por volta de 7º C, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr subiram ao telhado da Apple, no centro de Londres, para o que seria a última aparição em público do Fab Four. Aquele show surpresa de 42 minutos, que entraria para a história como “Rooftop concert”, no entanto, não foi o último oficial da banda. Links Beatles

A derradeira apresentação dos Beatles ocorreu há exatos 50 anos, no dia 29 de agosto de 1966, no estádio de baseball Candlestick Park, em São Francisco. Com entradas entre US$ 4,5 e US$ 6,5, foram vendidos apenas 25 mil dos 42,5 mil ingressos colocados à venda. Com a baixa procura por ingressos, a empre Tempo Productions, responsável pela organização do espetáculo, sofreu prejuízo financeiro.

Durante cerca de 30 minutos, a maior banda de rock de todos os tempos ? que vinha de uma ressaca emocional da Beatlemania, período de maior popularidade do quarteto, no qual os músicos mal conseguiam se ouvir no palco devido à histeria dos fãs ?, tocou apenas 11 músicas. Entre elas, sucessos como “Day tripper”, “I feel fine” e “Yesterday”.

Na “Antologia” dos rapazes de Liverpool, Starr afirma que Lennon era o que mais queria dar um tempo: “Havia um rumor enorme no Candlestick Park de que havíamos chegado ao fim. No show de São Francisco parecia que provavelmente seria nossa última vez (num palco), mas eu nunca tive 100% disso até a gente voltar para Londres. O John tinha mais vontade de desistir do que os outros. Ele disse que já tinha sido o bastante.”

Beatles Candlestick Park

Como o clima já previa a aposentadoria dos palcos, decisão que resultou na explosão criativa do grupo em estúdio ? caminho já apontado pelo então recém-lançado “Revolver” ?, que gerou discos seminais da música pop, como “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Clube Band” e “The White Album”, os músicos levaram câmeras para registrar o momento. Do backstage, o assessor de imprensa da banda, Tony Barrow, gravou uma fita bruta com o áudio do show, de baixa qualidade, que circularia nos anos seguintes em diversos bootlegs. No vídeo acima, confira o material, cuja última música, “Long tall sally”, cover do sucesso de Little Richard, é interrompida pela metade.

Em recente entrevista para uma rádio americana, Keith Richards, dos Rolling Stones, afirmou que os Beatles não eram uma boa banda ao vivo: “Musicalmente, os Beatles tinham um som adorável e ótimas canções. Mas ao vivo? Eles nunca chegaram lá”. Quem quiser tirar a própria conclusão sobre o tema terá duas oportunidades ótimas no próximo mês. No dia 9 de setembro sai o disco disco “The Beatles ? Live at the Hollywood Bowl”, cuja música teaser lançada, “A hard day’s night”, confronta a avaliação do lendário e inesgotável guitarrista. As fitas foram restauradas por Giles Martin, filho do lendário produtor George Martin. Comentando o projeto para o site da rádio “NPR”, Martin afirmou que “Os Beatles eram uma grande banda ao vivo. Outro dia me perguntaram se eu os considerava um bom grupo no palco, e eu respondi que bastava ouvir seus discos, já que seus três ou quatro primeiros álbuns foram todos gravados ao vivo.”

Beatles – A hard day’s night

A outra novidada é “Eight days a week ? The touring years”, com lançamento marcado para o dia 16 de setembro, documentário do diretor americano Ron Howard (de “Uma mente brilhante” e “No coração do mar”), em fase de pós-produção, acompanha os anos do auge da banda na estrada, entre 1963 e 1966, com material de arquivo e entrevistas.

Beatles The touring years trailer

Confira o repertório completo do último show dos Beatles, em Candlestick Park:

1. “Rock and roll music”;

2. “She’s a woman”;

3. “If I needed someone”;

4. “Day tripper”;

5. “Baby’s in black”;

6. “I feel fine”;

7. “Yesterday”;

8. “I wanna be your man”;

9. “Nowhere man”;

10. “Paperback writer”;

11. “Long tall Sally”.