Cotidiano

Há 41 anos, Toninho mantém clientes e amigos fiéis em Cascavel

Localizada na região central, barbearia é uma das mais antigas no município

Cascavel – Aqueles moradores mais novos que passam pela Avenida Brasil, quase em frente à feira do Pequeno Produtor, não imaginam a longa história que esconde a pequena entrada onde está localizado o Salão do Toninho.

O local é uma das barbearias mais antigas de Cascavel, localizada há 41 anos no município, tem clientes fiéis que, de geração em geração, levam toda a família ao local.

“Eu nasci em Francisco Beltrão e vim para Cascavel em busca de emprego, em 1971”, conta Antônio Vanderlei Bartes, conhecido como Toninho.

Aos 67 anos, mais do que clientes, Toninho coleciona inúmeros amigos que há décadas frequentam o salão.

“Tenho clientes que frequentam o salão desde que ele foi aberto aqui na Avenida Brasil”.

Toninho conta que no salão atende pais, filhos e netos.

“Tem gente que começou a vir com seis, sete anos de idade quando o pai trazia. E agora traz os próprios filhos e até mesmo netos”. Cliente fiel, o jornalista Cacau Negreiros vai ao local desde o surgimento do salão.

“É a segunda geração da minha família que vem ao local”.

Há quatro décadas frequentando a barbearia, Cacau aponta a devoção como um dos motivos que pela fidelização dos clientes.

“Quando um cliente antigo fica doente, por exemplo, ele vai à casa da pessoa para cortar o cabelo”.

Na parede do salão, Toninho exibe a homenagem que recebeu do Estado em 1998.

“Naquele ano eu recebei uma Moção da Assembleia Legislativa do Paraná, pelos 30 anos dedicados a atividade de cabeleireiro no município”, lembra.