Cotidiano

Há 22 anos no poder, presidente de Gâmbia volta atrás e rejeita derrota

Gambia ElectionRIO – Derrotado nas eleições presidenciais do início do mês, o presidente de Gâmbia, Yahya Jammeh, mudou de ideia após chegar a admitir o fracasso. Há 22 anos no poder, ele afirmou que descobriu fraudes graves na comissão eleitoral do país na derrota para o opositor Adama Barrow.

? Assim como aceitei lealmente os resultados, crendo que a comissão eleitoral era independente, honesta e confiável, rechaço-os agora em sua totalidade ? disse ele, denunciando “erros inaceitáveis”.

Acusado por grupos pró-direitos humanos há anos de prender, torturar e matar dissidentes, o presidente afirmou que “não toleraria qualquer contestação aos resultados” nas ruas, apenas nos tribunais.

Jammeh, que chegou ao poder con um golpe de Estado en 1994, foi eleito pela primeira vez em 1996 e assim sucessivamente. Mas foi derrotado na última por 45,5% dos votos a 36,6%.

Gâmbia sofre com o alto índice de desemprego e a falta de liberdade de expressão, após Jammeh ter liderado um governo autoritário. Mesmo com uma eventual troca de liderança, ainda deverá demorar para que o país veja mudanças práticas.