Cotidiano

H3N2: Paraná confirma mais 11 óbitos

Os óbitos ocorreram entre os dias 13 e 30 de janeiro deste ano

H3N2: Paraná confirma mais 11 óbitos

 

 

Nessa terça-feira (1º), foram confirmados mais 11 óbitos e 212 novos casos em decorrência da H3N2 no Paraná. A doença é um tipo do vírus da Gripe Influenza A e desde dezembro já registrou 1.862 casos e 66 mortes. Os novos óbitos foram registrados em Jaguapitã (1), Matinhos (2), Palotina (1), Perobal (1), Campo Mourão (1), Jacarezinho (1), Maringá (1), Pinhais (1), Curitiba (1) e também de um residente de Jundiaí, no Estado de São Paulo.

Os óbitos ocorreram entre os dias 13 e 30 de janeiro deste ano. As mortes referem-se a quatro homens e sete mulheres com idades de 43 a 98 anos. No último dia 12, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. Normalmente o vírus da gripe circula durante os períodos mais frios, porém, este ano a infecção pela doença aumentou no verão, de maneira atípica.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou também a importância da vacinação da Influenza, pois ela protege contra a maioria dos vírus circulantes de gripe. Além disso, os cuidados como uso de máscara, higienização das mãos e álcool em gel seguem como medidas essenciais de prevenção para conter a disseminação do vírus.

 

Dengue tem aumento de casos

Já o boletim semanal da dengue, publicado nesta terça-feira (1º) apontou um aumento de 17.267 casos suspeitos, com 782 confirmações. São 60 casos a mais que o informe anterior. Até o momento, 312 municípios registraram notificações de dengue. Destes, 127 confirmaram a doença, sendo 91 com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência.