Cotidiano

H1N1: vacina está acabando rápido

As unidades de saúde ficaram lotadas na manhã de ontem por conta da liberação da vacina contra a gripe para todas as faixas etárias. Para organizar a demanda, foram distribuídas senhas que em poucos minutos acabaram. No início da tarde, já não havia mais doses para a imunização.

Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Bairro Canadá foram distribuídas 109 senhas. Uma hora e meia depois do início da distribuição já não havia mais. O mesmo aconteceu na UBS do Parque São Paulo, onde restaram 160 doses da vacina.

As filas nas unidades da saúde começaram nas primeiras horas. Alguns pacientes fizeram uma espécie de romaria em várias unidades para conseguir a vacina.

Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde deve divulgar um balanço da campanha de vacinação, que foi prorrogada por duas vezes e se encerrou oficialmente na sexta-feira (22). Segundo a secretaria, até sexta-feira a meta estabelecida para a cobertura vacinal geral havia sido superada com 99,7% da população imunizada, totalizando 87.059 doses. Os grupos das crianças (61,63%), gestantes (66,11%) e puérperas (76,55%), no entanto, ficaram abaixo da meta prevista.

Morte por gripe

Em Cascavel, uma morte por H1N1 (Gripe A) foi registrada neste ano. No Paraná, ano passado, foram registrados 343 casos de síndromes respiratórias graves, sendo que 53 deles evoluíram para óbito. Nenhum óbito por Influenza A (H1N1) foi registrado em Cascavel em 2017. Este ano, nossa cidade já registrou 21 casos de Influenza A (H1N1) positivos e, desses, um óbito. Segundo a Secretaria de Saúde, dos 21 casos registrados, três pertencem aos grupos prioritários e receberam a vacina contra a gripe.

O paciente que morreu em Cascavel é do sexo masculino, 50 anos, não vacinado, foi atendido em hospital particular da cidade no dia 6 de junho, com sintomas de gripe. O hospital seguiu toda a recomendação dos protocolos do MS, mas mesmo assim o caso evolui, com internamento inclusive em UTI, e óbito no dia 12 de junho.

Monitoramento

Os dados, segundo o secretário Rubens Griep, são monitorados por meio das unidades sentinelas de Cascavel (três UPAs e duas unidades de terapia intensiva), que foram premiadas no Paraná devido à qualidade das amostras coletas dos vírus circulantes, que 15 coletas semanais. Além do H1N1, há também preocupação com outros vírus que podem ser prevenidos com a vacina ainda disponível nas unidades de saúde.

Ainda restam algumas doses

Devido à um remanejamento de doses feito na tarde de ontem, quatro UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Cascavel ainda oferecem vacina contra a Gripe. Segundo a enfermeira do Programa de Imunização do município, Cristina Carnaval, as unidades onde a vacina está disponível nesta terça-feira são: O Santa Cruz, Parque São Paulo, Claudete e São Cristóvão. “São os únicos postos que ainda possuem as doses na cidade. A recomendação é para as pessoas ligarem somente nessas unidades para confirmar se ainda há vacina”, explica a enfermeira.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Na rede privada, também está à disposição a versão quadrivalente.

Quem quiser consultar os postos onde há disponibilidade, basta entrar em contato pelos telefones abaixo:
UBS Santa Cruz: (45) 3902-1888
UBS Parque São Paulo: (45) 3902-1885
UBS Claudete: (45) 3902-2647
UBS São Cristóvão: (45) 3902-2665