Política

Guto garante que Hospital Regional estará funcionando até fim do ano

Toledo entra na rota do Estado e recebe terceira visita em 40 dias

Guto garante que Hospital Regional estará funcionando até fim do ano

Toledo – A visita do chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, a Toledo nessa quinta-feira foi produtiva. Além de reiterar o compromisso do Estado com o desenvolvimento do Município, o secretário também garantiu ao prefeito Beto Lunitti que o Hospital Regional estará pronto e funcionando até o fim deste ano.

Guto Silva e o secretário de Administração e Previdência do Paraná, Marcel Micheletto, participaram de uma reunião ontem (13) com o prefeito, o vice-prefeito Ademar Dorfschidt e o prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Correia.

Apesar da indefinição quanto à gestão do Hospital Regional de Toledo e, diante da negativa do próprio Estado em fazer o gerenciamento, Guto Silva disse que o governo tem interesse em participar da gestão de alguma forma. “O hospital está em fase final. O grande desafio agora é quanto ao custeio. O que está em discussão agora é qual modelo poderemos gerenciar, porque o Estado tem experiência em hospitais 100% públicos, híbridos (gestão particular e servidores do Estado), e os modelos filantrópicos (gestão e servidores privados e custeio do serviço pelo Estado), o que nós precisamos compreender é qual o modelo… Vamos debater qual o mais adequado à realidade de Toledo. O Estado estará junto, com recurso nesse processo”, salientou.

O prédio, pronto desde 2016 e nunca usado, está em reformas desde o início do ano passado. Tramita na Justiça uma ação proposta pelo Ministério Público devido à falta de definição sobre a gestão do hospital.

Apesar dessa indefinição, o secretário garantiu que até o fim do ano o hospital estará aberto. “Nós estamos muito confiantes que deverá estar aberto. Esse é um compromisso do governador [Ratinho Junior]: nós vamos abrir o hospital”, garantiu.

Rota constante

Essa é a terceira visita de secretários do governo do Estado à cidade em menos de 40 dias. No dia 9 de abril, o secretário de Saúde, Beto Preto, esteve em Toledo acompanhando do secretário Micheletto; na última quinta-feira (6), o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge, também esteve reunido com o prefeito e líderes regionais, e, ontem, foi a vez de Guto Silva e Micheletto visitarem a cidade.

Durante o encontro, Marcel garantiu ao prefeito Lunitti que, no decorrer do mês, convidará outros secretários do governo do Estado para conhecer o Município.

Beto Lunitti aproveitou o encontro para solicitar a Guto Silva para que conversasse com o secretário da Saúde, Beto Preto, para enviar doses da vacina Pfizer a Toledo. De acordo com o prefeito, empresários da cidade já colocaram estruturas dos freezers à disposição para garantir que as doses fiquem na temperatura indicada pela fabricante.

Foto: Carlos Rodrigues