Cotidiano

Guillermo Fariñas é hospitalizado após oito dias em greve de fome

2010 321516619-20100312164803076rts.jpg_20100312.jpgHAVANA ? O dissidente cubano Guillermo Fariñas foi hospitalizado na quinta-feira depois de oito dias em greve de fome. Fariñas, de 54 anos, parou de beber e comer há uma semana depois de denunciar que havia sido preso e espancado junto com outros ativistas ao comparecer a uma delegacia para ter notícias de um colega detido. Esta é a 24ª greve de fome desde que Fariñas começou a fazer oposição ao governo de Cuba, na década de 1990.

Líder do grupo Frente Antitotalitário Unido, ele foi levado a um hospital na cidade de Santa Clara, onde mora, após apresentar perda de consciência, de acordo com a agência Efe. Ele já perdeu 12 quilos.

Ao iniciar seu protesto em 19 de julho, o opositor publicou uma carta aberta ao presidente Raúl Castro, na qual diz ter sofrido tortura. Fariñas exigiu que o presidente se comprometa publicamente a não reprimir a ?oposição política não-violenta? e que nomeie um interlocutor de seu governo para dialogar com os opositores.

Em 2010, o ativista ocupou as manchetes de jornais de todo o mundo, quando fez uma greve de fome mais de 100 dias para a libertação de presos políticos ? que depois foram soltos, por um acordo entre o governo e a Igreja Católica. O dissidente também já foi agraciado com o Prêmio Sakharov de Direitos Humanos, concedido pela União Europeia (UE).