Esportes

Guilherme Costa: afinidade com o Vasco que vem da base

Afinidade é algo difícil de explicar, você apenas sente. Foi o que aconteceu com Guilherme Costa em 2006, quando fez o primeiro treino no Vasco, aos 12 anos. Mais de uma década depois, o meia realiza o sonho de ter uma sequência como profissional. Hoje, às 19h30m, enfrentará o Volta Redonda pelo Carioca, com a mesma essência daquele menino que recusou convite de Zé Ricardo para jogar no Flamengo.

A recusa ao rubro-negro é antiga, mas diz muito sobre o que representa para o jogador de 22 anos ser titular do Vasco. Ele treinava na escolinha do ex-zagueiro Gonçalves, na Barra da Tijuca, quando foi levado ao teste no Flamengo sob o olhar do então treinador da base rubro-negra, ao lado de promessas como Adryan e Matheus, filho de Bebeto. Os três foram aprovados, mas havia alguma coisa errada para Guilherme.

? Ele estava chorando no quarto quando fui conversar com ele ? lembra o pai do atleta, Willian Machado Silveira: ? Disse que não se sentiu bem, que não queria ficar no Flamengo. Eu disse que não teria problema e me desculpei com o Zé Ricardo.

A porta que fechou no Flamengo, escancarou para Guilherme no Vasco. O teste no campo à beira da Rodovia Washington Luiz foi suficiente para que se sentisse em casa. No primeiro jogo, marcou um gol olímpico, lembra o pai. Depois, não parou de brilhar: defendeu as seleções de base e foi projetado para ser a principal revelação do clube.

? Sempre foi natural para o Guilherme. Ele tem a cabeça boa ? destaca o pai, que chegou a ser jogador profissional.

Guilherme Costa conseguia o que queria, até o profissional. Foi quando a maré virou. Em 2012, foi puxado para o time principal, mas uma sequência de pequenas lesões afastou o jogador dos treinos e da seleção. Até 2016, parecia que ele seria mais um garoto de brilho apenas na base.

Os ventos voltaram a soprar a favor este ano graças a Cristóvão. O treinador foi o mesmo que pincelou o jogador da base. Guilherme, por sua vez, iniciou a temporada decidido a se reinventar.

? Ele correu atrás, fez uma dieta rigorosa e está mais forte ? revela Willian: ? Em campo, não estou reconhecendo. Ele sempre foi um jogador mais cadenciado. Agora ele está muito rápido, marcando.

Tardiamente, Guilherme conquista seu espaço em São Januário. Nos treinos, já cobra faltas ao lado dos medalhões Rodrigo e Nenê, dos quais já ouviu elogios. Para quem ano passado não era nem relacionado, as três partidas seguidas como titular são uma evolução e tanto.

disputa pela vaga

A partida contra o Volta Redonda é um confronto direto na briga por vaga na semifinal da Taça Guanabara. O Vasco é o segundo colocado do Grupo C. Se vencer, garantirá a classificação com uma rodada de antecedência, independentemente dos outros resultados.

Cristóvão deve seguir escalando gradualmente os reforços. Depois de Jean, Gilberto e Kelvin devem começar. Há a necessidade de poupar alguns jogadores que vieram de uma longa viagem para Natal, onde o time enfrentou o Santos-AP.

Uma cara nova no banco de reservas deve ser a do atacante colombiano Manga Escobar. Apesar dos sete contratados (oito, se contar com Bruno Paulista, já inscrito no Carioca), os dirigentes estão atrás de um zagueiro e de um lateral-esquerdo.