Cotidiano

Guerra devasta três quartos da população do maior gorila do mundo

201610190103134777_AFP.jpg

RIO ? O gorila de grauer (Gorilla beringei graueri), maior primata vivo no planeta, corre sério risco de extinção nos próximos cinco anos por causa da guerra civil que assola a República Democrática do Congo há duas décadas. Antes do conflito, existiam 16.900 animais da espécie, mas a população foi devastada e hoje existem apenas 3.800 exemplares, alertaram pesquisadores na quarta-feira.

Em entrevista publicada no periódico ?PLOS ONE?, Andrew Plumptre, cientista da Wildlife Conservation Society, explica que a guerra civil facilitou enormemente o acesso a armas e criou diversos grupos milicianos que controlam diferentes territórios no leste do país, habitat do animal. Alvo da caça como fonte de alimento, o gorila de grauer viu sua população diminuir em 77%.

? Embora nós soubéssemos que o gorila de grauer estava em apuros, ninguém tinha percebido o quanto eles tinham diminuído ? disse Plumptre. ? A principal razão parece ser o aumento no número de minas artesanais controladas por milícias armadas nas florestas. Nesses locais remotos, os mineiros sobrevivem com carne de caça. Infelizmente, os gorilas são fáceis de serem encontrados e mortos, e fornecem bastante carne para apenas uma bala.

Os pesquisadores recomendam melhorias nas políticas de proteção desses animais em duas reservas ambientais no país, em Punia Gorilla Reserve e em Itombwe Natural Reserve, esta última criada em junho deste ano. Além disso, o governo deve encontrar alguma forma de gerenciar os locais de mineração artesanal, para garantir que a população tenha acesso a essas riquezas minerais, mas que os grandes mamíferos sejam protegidos.

Apesar da rápida queda populacional, o pesquisador acredita que ainda existe esperança para salvar o gorila de grauer.

? O único local que pesquisamos onde o número de gorilas aumentou foi na região alta do Parque Nacional Kahuzi-Biega, que possui um programa de turismo e foca nos esforços de proteção ? disse Plumptre. ? Então, existe esperança de que com recursos suficientes, os gorilas de grauer possam ser protegidos.