Cotidiano

Guarda Municipal: porte de armas no momento "adequado e correto"

Em coletiva na manhã de hoje (29), o prefeito Leonaldo Paranhos voltou a falar sobre a polêmica envolvendo a Guarda Municipal, especialmente por conta da "reivindicação" mais contundente, por parte de alguns agentes, pelo porte de armas. Mais uma vez destacando o bom trabalho desenvolvido pela guarda, Paranhos afirmou que a população precisa, cada vez mais ter na Guarda Municipal um "guarda amiga". "Quero que as pessoas tenham total confiança nos guardas municipais e não tenham medo da guarda", destacou.

Paranhos lembrou também que há necessidade de enfrentamento dos criminosos "e teremos o prazo adequado, a documentação das armas está tramitando e esse não pode ser um ponto de desequilíbrio". O prefeito afirmou que diante da "ansiedade" pelo porte, "me preocupei um pouco mais e, possivelmente, segure um pouco mais as armas" e vai disponibilizar serviço psicológico para alguns integrantes da Guarda Municipal. "Não é possível essa busca incessante atrás de uma arma; porquê isso?", questionou. Para disponibilizar as armas, disse o prefeito, não se pode "improvisar". "É preciso todo o trâmite, discutir e saber os motivos que levam a esta pressão".

Paranhos ressaltou também que a responsabilidade da Segurança Pública é do Governo do Estado e que o Município dará sua parcela de contribuição, dentro dos limites da coerência. "O embate duro é feito pela Polícia Civil e pela Polícia Militar. A guarda comunitária e a Guarda Municipal, tem que ser uma guarda amiga, presente e, no momento adequado e correto vamos liberar as armas", completou.

"Medidas cabíveis"

O prefeito também adiantou que determinou ao Departamento de Recursos Humanos para que adote as medidas e punições cabíveis aos servidores que cometeram atos contrários às determinações do comando da Guarda Municipal. Paranhos lembrou que na sexta-feira (26) foi iniciado os trabalhos de instalação do Território Cidadão na bairro Interlagos e "lá estão o Exército, a UPS (Unidade Paraná Seguro) e a Guarda Patrimonial, por que não pode ter lá a Guarda Municipal?"