Cotidiano

Guarda Municipal não deve reprimir vendedores ambulantes, diz Jandira

RIO ? Em uma caminhada esta manhã na Praia de Copacabana, a candidata à prefeitura Jandira Feghali (PCdoB) reivindicou que a Guarda Municipal seja retirada de operações de repressão a vendedores ambulantes. O contingente, segundo a deputada federal, deve se dedicar ao patrulhamento preventivo, inibindo roubos e furtos.

Jandira defendeu que todos os ambulantes passem por um processo de cadastro e licenciamento na prefeitura. A turbulenta relação entre os vendedores e a Guerra é, segundo Jandira, uma das queixas mais comuns ouvidas por sua campanha na Zona Sul.

? Existe um espaço cadastrado para os ambulantes, e outro setor que ainda não foi formalmente colocado. Todos reclamam da Guarda Municipal ? ressaltou. ? (Lidar com estes vendedores) não é um papel destes agentes, e eles não querem que seja. A Guarda deve ser usada onde há um problema maior, o delito contra pessoas na rua.

A candidata, que no sábado cumpriu agenda em bairros da Zona Oeste, como Padre Miguel e Bangu, comparou os pedidos dos eleitores de cada região da cidade.

? A segurança é uma questão central, assim como o ?Fora Temer? ? destacou. ? Na Zona Oeste, fala-se muito em saúde, creche, mobilidade urbana, emprego e oportunidade para a juventude. Na Zona Sul, as pessoas se expressam mais devido à consciência política do momento em que estamos vivendo. E também há problemas de acessibilidade, principalmente devido ao alto volume de população idosa.

Nesta segunda-feira, Jandira voltará à Zona Oeste, onde participará de um debate em uma universidade particular.