Variedades

Guarda-corpo de vidro é seguro?

Descubra um pouco mais sobre a tendência do guarda-corpo de vidro

Guarda-corpo de vidro é seguro?

O guarda-corpo é uma técnica realizada para promover a segurança de pedestres que circulam em locais com variação de altura. Pensando desta forma, será mesmo que o guarda-corpo de vidro consegue promover realmente essa segurança?

O guarda corpo além de valorizar muito a estética de seu ambiente tem como função primordial a segurança e proteção no deslocamento em sacadas e escadas. Acompanhe o nossa matéria e descubra um pouco mais sobre a tendência do guarda-corpo vidro!

O vidro é um material seguro

Existe a obrigatoriedade de se instalar guarda-corpo em qualquer desnível superior a 1 (um) metro. Esta exigência está na parte de aplicabilidade da NBR 14.718 – conseguimos perceber a importância desse equipamento e o porquê ser tão questionável o uso do vidro.

Acidentes fatais podem acontecer com a falta do guarda-corpo, por isso, se está previsto em norma que pode ser instalado o guarda-corpo varanda de vidro, fique totalmente tranquilo! É totalmente seguro sim!

De acordo com a legislação brasileira descrita na norma ABNT NBR 14.718, em projetos que contenham guarda-corpo de vidro, varandas com pele de vidro, escadas, vidraças externas sem proteção e parapeito, obrigatoriamente devem utilizar vidro laminado em sua composição, devido às suas particularidades de proteção e de não acontecer o famoso estilhaço em caso de quebra.

As exigências para instalação de guarda-corpo de vidro

Toda instalação de vidro e suas variantes, como por exemplo, sistema spider glass, precisam seguir à risca as normas referentes aos seus serviços. Sabendo disso, é importante contar somente com profissionais da área que entendem e aplicam em seus trabalhos tais cláusulas que garantem a segurança.

É importante lembrar que as exigências da norma NBR 14.718 se aplicam à instalação em áreas de uso privativo e de uso comum ou coletivo que não desejam contar com o guarda corpo de alumínio e sim o de vidro.

Mas o melhor de contar com o vidro mesmo, é a baixa manutenção e cuidados que proporcionam quando comparadas a qualquer outra técnica. Novamente, a escolha da empresa de envidraçamento será responsável por essa qualidade e durabilidade, fique atento e veja somente vantagens em escolher o vidro como material para compor a sua residência!