Cotidiano

Guarda Civil da Espanha polícia brasileira por deixar em liberdade suspeito de assassinato

RIO – Autoridades da Espanha questionam a decisão da polícia brasileira de deixar solto François Patrick Nogueira, de 20 anos, suspeito de assassinar, no país europeu, a tia e o marido, além dos dois filhos do casal. De acordo com autoridades policiais espanholas, Patrick deixou o país dois dias após o crime, informou o jornal ?EL País?. Os corpos de Marcos Campos e da sua esposa Janaina, ambos de 30 anos, foram encontrados esquartejados. E os dois filhos do casal, de um e de quatro anos, degolados. O suspeito ainda tentou ocultar provas do crime

De acordo com o diário espanhol ?El País?, autoridades locais afirmaram não haver dúvida de que François Patrick Nogueira é o responsável pelo crime. ?Temos muitos indícios e provas indubitáveis?, afirmou o comandante Reyes durante uma coletiva de imprensa dos chefes da Guarda Civil, em Guadalajara.

O caso pode estar resolvido para a polícia da Espanha, como publicou o jornal espanhol, mas o suspeito esteve dias atrás em uma delegacia da polícia de sua cidade natal, João Pessoa, na Paraíba. Os policiais ouviram o depoimento e, em seguida, o liberaram. A investigação na Espanha durou 15 dias.

No dia 18 de Setembro, os corpos dos brasileiros Marcos Campos e da sua esposa Janaina, ambos de 30 anos, foram encontrados esquartejados. E os dois filhos do casal, de um e de quatro anos, degolados. Todos os corpos estavam em sacos plásticos fechados em no apartamento da cidade de Pioz, em Guadalajara. Os investigadores revelaram, segundo o ?EL País?, que havia a intenção de se desfazer dos corpos e destruir as provas.

O suposto autor do crime, segundo os pesquisadores, é sobrinho de Marcos, François Patrick, 20, que viveu quatro meses com a família nova e comprou um bilhete para voltar para o Brasil no dia 20 de setembro, dois dias após os corpos das vítimas serem encontrados.

?Supomos que eles (autoridades brasileiras) tenham a localização dele?, disseram os responsáveis pela investigação na Espanha, embora não saibam responder o porquê o suspeito ainda não foi preso. Sabendo que ?os cidadãos brasileiros não são passíveis de extradição para a Espanha?, a Guarda Civil espanhola emitirá um documento para enviar ao Brasil uma equipe de investigadores para trabalhar com as autoridades brasileiras em busca do suspeito.

No dia 22 de setembro, o Tribunal de Instrução nº 1 Guadalajara emitiu uma ordem internacional de prisão trÊs dias após a descoberta do crime porque autoridades locais já se diziam capazes de apontar o principal suspeito.

A principal linha de investigação é de crime passional. O suposto autor seria obcecado por sua tia, Janaina. Ela mesmo já havia se queixado sobre o seu comportamento para os parentes no Brasil durante os quatro meses que moraram na mesma casa. Segundo o jornal espanhol, diante da natureza agressiva do jovem, que agrediu uma professora no Brasil quando ainda era menor de idade, a família já havia decidido se distanciar dele. Eles se esconderam em Pioz, um município da Espanha na província de Guadalajara. Lá, entretanto, encontraram o sobrinho um mês depois, quando ocorreu o crime.