Cotidiano

Guaraniaçu vai tentar regularizar abatedouro

As instalações foram, ainda na gestão passada, consideradas impróprias para a atividade e não contam com licenças ambiental e sanitária

Guaraniaçu – Membros do novo governo municipal estiveram reunidos com agricultores para debater alguns assuntos pertinentes à área em Guaraniaçu. Um deles é a interdição do abatedouro municipal de frangos caipiras. As instalações foram, ainda na gestão passada, consideradas impróprias para a atividade e não contam com licenças ambiental e sanitária.

O prefeito Osmário Portela, que se aprofunda no tema, afirma que sua administração fará de tudo para regularizar atividades e programas que contemplem a agricultura e os produtores rurais. O vice-prefeito José Gracioso afirma que é de interesse do município criar incentivos legais ao agricultor familiar para que ele melhore a geração de renda na sua propriedade.

Gracioso diz que não será permitida a infração no que dispõe a Legislação. “Precisamos fazer cumprir o que determina a lei. Dessa forma, estaremos dando condições seguras aos produtores, agregando valor ao produto e ampliando o mercado para a comercialização com a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal, além de garantir segurança alimentar à população que consome o produto”. Levantamento prévio aponta que a devida reforma e adequação das instalações do abatedouro exigirá R$ 100 mil.

O secretário de Agricultura, Leandro Rigo, afirma que, com base nas orientações de Osmário Portela, será implantada uma nova metodologia de trabalho a fim de garantir os melhores resultados possíveis à comunidade.