Opinião

GT Sprint Race abre a temporada em Cascavel

Os novos bólidos da GT SR terão os pilotos a bordo pela 1ª vez nesta quinta-feira no Autódromo Zilmar Beux

GT Sprint Race abre a temporada em Cascavel

A GT Sprint Race abrirá a temporada deste ano neste sábado (1º), no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. Serão 19 carros e 28 pilotos acelerando pelos 3.059 metros de extensão da pista paranaense. A programação prevê a entrada dos pilotos na pista com os novos carros amanhã (31) para dois treinos oficiais, às 10h e às 13h30, e os grids de largada serão definidos a partir das 16h30.

O campeonato, que completa a nona edição, retorna ao circuito que abrigou seis provas (12 corridas), uma por ano, desde 2014. Portanto, será a sétima vez que a cidade cascavelense sediará o evento e, ainda, foi o palco de muitas das inovações da categoria, como a corrida no Setup Free e o grid inverso.

O Autódromo Zilmar Beux é reconhecido internacionalmente e considerado um desafio extra para os pilotos das classes de Turismo. O traçado paranaense é caracterizado pelas suas desafiadoras e “perigosas” curvas em alta velocidade. A principal delas, a primeira do circuito, também conhecida por Bacião, é uma curva longa em descida íngreme para a esquerda, na qual proporciona aos competidores uma adrenalina a mais no comando dos carros da GT Sprint Race.

Novas máquinas

A etapa de Cascavel marcará a estreia nos novos carros da GT Sprint Race que mantiveram o conceito de cockpit utilizado nos modelos anteriores, no qual o piloto fica sentado no meio do carro. O chassi é tubular de aço inox e o peso total é de 1.000kg. O motor V6, 3.6 litros, 300 cv de potência e um torque de 40kg. Em relação aos freios, as pinças são de fabricação argentina, marca Doppler, discos de freios Fremax e pastilhas de freios TecPads.

Os GTs são compostos por um câmbio sequencial de fabricação francesa, superconceituado no mundo do automobilismo, chamado Sadev, com seis marchas, power shift e paddle shift (câmbio na borboleta). Os novos modelos contam com dimensões semelhantes aos carros originais de fábrica.

Transmissões

As emoções da etapa de abertura da GT Sprint Race serão transmitidas ao vivo com geração de imagens da Master/Catve, no sábado: a primeira corrida no YouTube (youtube.com/acelerados) e a segunda corrida no YouTube (youtube.com/acelerados) e no BandSports.

Programação

A programação de sábado prevê a Corrida 1 da Gold Classic às 8h45; a Corrida 1 da Sprint Race às 10h; a Corrida 2 da Gold Classific às 13h; e a Corrida 2 da Sprint Race às 14h15.

 

Pipo Derani

Depois de mais uma corrida inesquecível em Sebring (EUA), há duas semanas, o brasileiro Pipo Derani volta às pistas com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R para a disputa da quarta etapa da temporada 2020 do IMSA WeatherTech Sportscar Championship e o novo desafio será em outro circuito especial para o brasileiro: Elkhart Lake, em Road Atlanta. A prova, com duas horas e 40 minutos de duração, será disputada domingo, com largada às 13h05 (horário de Brasília) e com transmissão da Fox Sports.

Mosimann

Vivendo as exigências do “novo normal”, o piloto Christian Mosimann (Novo Nordisk/Bravar/Stilo/RBC/Starling Design/Kartódromo Beto Carrero) voltou às competições no último fim de semana. No Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), atendendo a um rigoroso protocolo de segurança em saúde, o catarinense disputou a terceira etapa da Copa São Paulo Light de Kart, suspensa em março em função da pandemia de covid-19. Depois de largar em 16º na categoria Cadete, Christian chegou em sexto lugar na primeira bateria e conquistou o terceiro na segunda, após liderar a prova na sétima volta.