Cotidiano

Gstaad, na Suíça, oferece privacidade e discrição nos Alpes

2016 934261993-201608241543174080.jpg_20160824.jpg

GSTAAD – Se a Suíça é sinônimo de discrição e privacidade, Gstaad, nos Alpes do cantão de Berna, a mil metros do nível do mar, pode ser considerada uma espécie de paraíso para quem não quer ser importunado. A luxuosa estação de esqui no inverno ? e uma espécie de centro de atividades culturais e esportivas no verão, com eventos de música clássica e competições de calibre internacional ? permitiu que celebridades notáveis como Julie Andrews, Madonna, Paris Hilton e até Beyoncé pudessem andar tranquilamente nas suas ruas sem serem importunadas.

BV-Suiça

Diz a lenda que Elizabeth Taylor e Richard Burton passavam longas temporadas na cidade e se hospedavam no Hotel Olden, no centro, onde dividiam as mesas de refeições com os fazendeiros e as pessoas comuns da cidade.

Não surpreende que, nesse clima, Gstaad seja o destino de muitas famílias abastadas. O príncipe Albert, de Mônaco, vai para lá com a família todos os anos, hospedando-se no exclusivo hotel The Alpina, numa suíte duplex cuja diária supera os ? 10 mil.

Essa frequência justifica a presença, no centro da cidade, de grifes de moda como Channel, Ralph Lauren, Dolce & Gabbana e outras marcas instaladas em construções do tipo chalé, modelo alpino que é marca registrada da cidade regulamentada por lei muito rigorosa. Muitas delas, inclusive, são batizadas com nomes inusitados, como Via Láctea, nome do chalé que foi do cineasta Roman Polanski.

No inverno, os Alpes ficam cobertos por neve e se transformam em pistas de esqui e outros esportes de temporada fria. No verão, as possibilidades se multiplicam, com opções de trilhas, passeios de bicicleta, reservas naturais e visitas às queijarias locais. São mais de 500 quilômetros mapeados por GPS que podem ser percorridos por ciclistas. No centro da cidade, o aluguel de bicicletas elétricas (uma invenção suíça), de modelos que custam cerca de US$ 7 mil, sai por cerca de ? 50 para quatro horas.

Um passeio de bicicleta que vale o suor e as dores pós-pedaladas é para o Lago Lauenen, situado na Reserva Natural do Rohr ? onde está o restaurante Lauenensee, que, com um cardápio variado e acessível, pode ser o ponto final do passeio. Outro programa muito popular em Gstaad para a estação mais quente são as caminhadas pelos 300 quilômetros de trilhas mapeadas e sinalizadas para a segurança dos turistas.

Ainda nos arredores de Gstaad, a cerca de dez minutos do centro, e acessível de carro ou de bicicleta, o Fondueland permite que grupos se reúnam em uma mesa comunitária que imita uma panela de fondue. Há regras para o uso do local, situado em área pública: tirar a cobertura, guardar o material, usar a mesa, limpar a sujeira e deixar tudo como foi encontrado para o próximo grupo.

RODA DE QUEIJO DE 200 ANOS

Outro passeio para os amantes do queijo é visitar a Gruta do Queijo, no antigo reservatório de água da cidade. No local, que tem um silo de armazenamento com 25 metros de profundidade, funciona um depósito de Hobelkäse, uma espécie de queijo alpino típico do Cantão de Berna que é comido em fatias muito finas e lembra vagamente o parmesão italiano. Nas prateleiras, cerca de três mil rodas do queijo passam por um processo de envelhecimento. Há, como curiosidade, uma roda de mais de 200 anos ? mas o queijo não é comestível, é claro.

SERVIÇO

ONDE FICAR

The Alpina Gstaad. Num grande chalé, com obras de arte nos corredores. Diárias a ? 1.128. thealpinagstaad.ch

Hotel Restaurant Alphorn. Padrão mais simples, no centro de Gstaad. Diárias a ? 180. alphorn-gstaad.ch

PASSEIOS

Fondueland Schönried. Pode-se ir de carro ou de bicicleta. Leve suas panelas e seus ingredientes para o fondue nas mesas de uso comunitário e gratuito.

Lago Lauenen. A 20km do centro de Gstaad. Aluguel de bicicleta elétrica no Freddy?s (Sportzentrumstrasse 12), a ? 50 (4 horas). bikewaelt.ch

Gruta do Queijo. A 15 minutos do centro, de carro. Bissenstrasse 83.

Alessandro Giannini viajou a convite de Switzerland Tourism e Swiss Intenational Air Lines