Cotidiano

Grupos pelos direitos civis entram na Justiça contra decreto de Trump

64607345_People exit immigration after arriving from Dubai on Emirates Flight 203 at John F Kennedy.jpg

RIO – Associações americanas de defesa dos direitos civis apresentaram neste sábado um recurso judicial contra o decreto do presidente Donald Trump que suspende a entrada de refugiados e de pessoas de sete países muçulmanos nos Estados Unidos.

A ação foi apresentada em um tribunal federal de Nova York pela União Americana das Liberdades Civis (ACLU) e outras associações depois que dois iraquianos foram detidos na sexta-feira à noite no Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, com base no decreto recém promulgado.

As organizações solicitaram que o recurso receba o status de demanda coletiva para poder representar todos os refugiados e viajantes retidos com base na ordem executiva de Trump.

De acordo com o jornal “The New York Times”, as autoridades americanas começaram a implementar o decreto de Trump na sexta-feira à noite.

A medida suspende o programa americano de recepção de refugiados durante pelo menos 120 dias, enquanto as autoridades definem o futuro sistema de verificação de vistos.

Também proíbe a entrada nos Estados Unidos de pessoas procedentes de países de maioria muçulmana ? Irã, Iraque, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen ? durante 90 dias.