Cotidiano

Grupo vai planejar ações e estratégias da construção civil

Cascavel – Empresários, engenheiros e arquitetos e representantes de instituições ligadas à construção civil da região oeste do Paraná estiveram reunidos esta semana no Sinduscon, em Cascavel. O encontro deu start na ideia de criação de um grupo, chamado de governança, que será responsável por planejar ações e estratégias ao setor no oeste do Paraná. Sob a ótica do conceito de foresight (do inglês, previsão), governança será prospectiva na análise de cenários e identificação de inovação e novas tecnologias.

Para contextualizar esses conceitos aos participantes, indica o consultor do Sebrae/PR Volmir Valentini, a programação do encontro começou com explanações sobre perspectivas da construção civil, em palestra proferida pelo especialista Marcos Kahtalian, da Brain Inteligência. Em seguida, o grupo conheceu a importância de instituir uma governança, por meio de explanações de Emílio Beltrami, a fim de pensar o setor regionalmente e mostrar o Oeste do Paraná como um território competitivo no segmento.

“Nessa reunião, começamos as discussões sobre a criação da governança para a construção de um plano de inovação. Os participantes já entenderam a importância e demonstraram interesse na sua composição. A ideia é que tenhamos, no grupo, representantes de empresas do setor, de universidades, de instituições públicas e privadas que impactam na construção civil da região. Um grupo que assuma o compromisso neste momento de importante retomada no setor”, acrescenta Volmir Valentini.

Hugo Armando Ceron Molina, gerente do Senai na região, foi um dos participantes do encontro e já garantiu a contribuição da instituição ao grupo: “Podemos dar todo o apoio técnico e tecnológico às demandas levantadas na governança. Já tivemos exemplos positivos de tecnologias nossas auxiliando empresas da construção civil. Nosso foco é buscar as soluções e, para isso, é preciso conhecer as necessidades”, destaca.

Mercado

Segundo Marcos Kahtalian, o cenário para a Construção Civil como um todo é favorável. “2018 e 2019 virão com mais crédito no mercado, crescimento de lançamentos e boa oferta de unidades. O setor imobiliário, por exemplo, começou a retomar no último trimestre de 2017. O que o setor precisa levar em conta, agora, são as necessidades, a demanda do mercado. Em Cascavel, por exemplo, 30% do mercado seria para primeira residência e não se tem toda essa oferta”, alertou.

Na avaliação de Patrícia Zatt Cadamuro, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo, os dados norteiam o que se deve fazer daqui para frente. “Viemos em busca desses números, de um estudo da região. Isso nos faz pensar se temos ofertas viáveis. A governança será interessante para projetar oportunidades”, comenta.

O grupo deve se reunir novamente no dia 24 de maio para que os representantes das entidades, que farão parte da governança, sejam capacitados a dar início ao plano de inovação para o setor da construção civil do oeste do Paraná.