Policial

Grupo que atua em situações de crise ganha novos agentes penitenciários

Vinte e cinco agentes penitenciários que finalizaram curso de formação do Serviço de Operações Especiais (SOE), durante esta semana, irão compor a base do grupo em Cascavel, região oeste do Estado, para atuar como primeiro interventor em unidades penais e cadeias públicas da região, em situações de crise. O grupo deve se deslocar para a região nas próximas semanas, após os procedimentos burocráticos de transferência e documentação necessária.

Equipes do SOE já atuam nas regiões de Curitiba, Maringá e Londrina. Dessa edição do curso de formação, participaram 74 pessoas, sendo 65 agentes penitenciários e nove convidados (entre guardas municipais e policiais militares). Do total, 54 conseguiram finalizar o curso de formação, que teve dez dias de duração, o equivalente a 120 horas de treinamento intensivo no Complexo Penitenciário de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba.

A base dos 25 integrantes do SOE Cascavel – que engloba atuação em Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu – foi definida conforme ordem de classificação no curso de formação. Os demais participantes retornam as unidades penais de origem e compõem o cadastro de reserva para novas chamadas para o grupo de elite.

“Esses servidores resolveram se dedicar mais, se sacrificar mais e se aperfeiçoar mais. Agradeço a todos por seguirem na linha da profissionalização, naquilo que faz parte da alma do trabalho deles”, parabenizou o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, durante a solenidade de formatura ocorrida nesta quinta-feira (12).

O diretor do Departamento de Execução Penal (Depen), Luiz Alberto Cartaxo Moura, ressaltou os obstáculos e nível exigido para finalizar o curso de formação. “Parabenizo a todos que conseguiram chegar ao final desse curso de formação, que não é fácil. O grupo SOE busca a excelência na área da segurança penal através do aprimoramento técnico”, afirmou ele. 

PRESENÇA – Paraninfo da primeira turma do SOE, o deputado estadual Mauro Moraes também esteve presente na solecidade. “Me orgulho muito desse trabalho bonito que esta sendo feito e que cresce a cada dia. O trabalho deles é árduo e pesado, mas será um trabalho brilhante e de muito sucesso”, disse.

ESPECIALIDADE – O grupo SOE é formado por agentes penitenciários que integram o quadro efetivo do Depen e que passam por processo seletivo para participar do grupo especial. Eles recebem treinamento em técnicas de intervenção em ambiente prisional, imobilização, gerenciamento de crise, direitos humanos, manutenção e manejo de armamento e tiro.

A agente penitenciária Rosane Correia, lotada no Centro de Reintegração Feminino de Foz do Iguaçu (CRESF), falou sobre o desafio enfrentado no curso. “Os três primeiros dias foram os mais difíceis, até o corpo se habituar ao treinamento intenso. Nesse momento é preciso ter resistência emocional para seguir adiante. E isso é importante, porque é a realidade que iremos enfrentar em situações de crise”, opina. 

“O SOE é grupo extremamente competente, com uma técnica de intervenção avançada, com pessoas especializadas no que fazem e pudemos aprender muita coisa que iremos levar para as unidades penais. Estou ansioso e na expectativa para retornar e começar a atuar na base de Cascavel”, diz o agente penitenciário Samuel Gomes, lotado na Cadeia Pública Laudemir Neves (CPLN), em Foz do Iguaçu.