Cotidiano

Grupo Pão de Açúcar avaliará opções estratégicas para Via Varejo

234548160.jpg

SÃO PAULO – O conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar autorizou a diretoria a avaliar alternativas estratégicas envolvendo o investimento na Via Varejo, de acordo com ata da reunião do colegiado desta quinta-feira. Segundo o documento, iniciativa está alinhada com a estratégia de continuar ?priorizando o desenvolvimento do negócio alimentar, principal atividade da CBD?.

A Via Varejo atua no mercado de eletroeletrônicos e móveis, com as marcas Casas Bahia e Pontofrio, e tem pressionado os resultados do GPA, o maior varejista do país, controlado pela francesa Casino.

No terceiro trimestre, a Via Varejo teve prejuízo de R$ 90 milhões, quase duas vezes maior que no mesmo período de 2015, enquanto a receita ficou quase estável.

Em fato relevante separado, o GPA disse que ?não estabeleceu um cronograma para concluir o processo e não fará comentários adicionais até que haja uma nova deliberação sobre o tema pelos seus órgãos societários competentes?.

O GPA controla a Via Varejo com 62,6% das ações votantes, segundo o site da empresa. Na sequência, a família Klein tem com 17,9%. Minoritários detêm o restante.

Nesta quinta-feira, as units da Via Varejo fecharam em alta de 3,25%. No ano, acumulam alta de 172%. As ações preferencias do GPA recuaram 1,68%.

No fim de outubro, o GPA anunciou reorganização societária para integrar os negócios de comércio eletrônico da Cnova Brasil aos da Via Varejo, que passou a comandar o comércio eletrônico das bandeiras Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.