Cotidiano

Grupo organiza protesto em frente à obra de prédio em que Geddel tem apartamento

20161125_162851-1.jpgSALVADOR – Movimentos sociais, sindicatos e estudantes fizeram um protesto na frente das obras do edifício La Vue, em Salvador, na tarde desta sexta-feira. Os manifestantes cobraram investigação contra Geddel Vieira Lima, que pediu demissão do governo Temer após ser acusado de fazer tráfico de influência para garantir a liberação do empreendimento, onde afirma ter comprado um apartamento. Segundo a polícia, cerca de 200 pessoas participaram da manifestação.

A construção do prédio de 30 andares está paralisada por infringir as regras de tombamento da Igreja de Santo Antônio da Barra, patrimônio histórico. Após se demitir, na semana passada, o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero afirmou que Geddel lhe pediu para derrubar o embargo do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em depoimento à Polícia Federal, Calero disse que o presidente Michel Temer também o pressionou.

– Isso é um absurdo. Um ministro não pode usar seu cargo para resolver um problema pessoal. A PF tem que investigar isso. Se o sujeito faz isso uma vez, deve fazer outras vezes – disse a estudante Fabiana Oliveira, de 23 anos.

Com tambores, bandeiras da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do PCdoB, os manifestantes gritavam palavras de ordem contra Geddel e Temer. Os tapumes que cercam o canteiro de obras do La Vue foram pichados.

– Esses políticos têm que entender que o povo não engole mais tudo que eles fazem sem falar nada. Pelo menos a obra está parada e o Geddel saiu do governo. Agora tem que punir quem fez coisa errada – afirmou o professor Cláudio Amaral, de 43 anos.