Cotidiano

Grupo italiano propõe Usina de Reciclagem

Toledo – A destinação de resíduos ainda é um desafio para maioria dos gestores públicos do País. Muitos estudiosos do assunto se dedicam para encontrar alternativas para armazenar, transformar, reciclar e tratar os resíduos gerados pela população de modo geral. Em Toledo, o Município também busca alternativas para melhor aproveitar o lixo que hoje é destinado ao Aterro Sanitário.

Esta semana um grupo de empresários da cidade e professores do curso de Engenharia Química da Unioeste, acompanhado pelo empresário italiano Pierluigi Berta, visitou a prefeitura para entender como está organizado o sistema de coleta e destinação de resíduos em Toledo. Na ocasião, manifestaram o interesse em “resolver” esse problema e propuseram a implantação de uma Usina de Reciclagem em Toledo.

“É uma tecnologia italiana descoberta pelo engenheiro italiano Domenico Tanfoglio, baseada no princípio da pirólise. O qual consiste em um processo de termoquímica onde há dissociação molecular de compostos orgânicos sólidos, obtidos pela aplicação de calor na completa ausência de oxigênio. Os únicos materiais que não podemos receber são os derivados de amianto e os resíduos nucleares. Se necessário, podemos até limpar o atual Aterro Sanitário e reduzir a zero os passivos”, detalhou Pierluigi Berta.

O grupo está disposto a investir cerca de 50 milhões de euros para a implantação da Usina, algo perto de R$ 200 milhões. A perspectiva é, além dos benefícios ambientais, gerar cerca de 200 empregos diretos, além da mão de obra necessária para implantação da indústria.

O advogado Quirino de Sousa Martins informou que a indústria é toda mecânica: “Só virá o fusor da Itália, já que é o cérebro e carrega o segredo industrial da tecnologia. O restante é todo produzido aqui, gerando mais emprego e renda na cidade e região”.

Para que haja viabilidade na implantação do projeto é preciso processar cerca de 200 toneladas de resíduos por dia, tornando necessário o destino de resíduos de outros municípios da Região.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Almeida, ouviu e orientou os empresários sobre as possibilidades e as limitações legais do município. Já o secretário de Meio Ambiente, Neudi Mosconi, compartilhou as informações acerca do Aterro e sobre as intenções da pasta.

“Temos interesse em instalar uma Usina de Reciclagem no Município. Para isso já conversamos e está em estágio avançado uma conversa com 28 municípios da região para montarmos um consórcio e regular o destino dos resíduos sólidos. Isso está sendo estruturado em Toledo. Queremos dar celeridade e desburocratizar os processos, pois é de interesse de todos os prefeitos resolver esse problema”, informou Mosconi.

Ele disse ainda que será lançado um chamamento público por meio de edital para que os interessados apresentem uma PMI (Proposta de Manifestação de Interesse). Essa será a forma legal de receber todos os projetos e intenções públicos e privadas para a destinação dos resíduos.