Cotidiano

Grupo Emiliano vai retirar do mar avião que caiu matando Teori Zavascki

64417384_PA - Paraty-RJ - Avião com o ministro do supremo Teori Zavascki cai no mar próximo a Paraty.jpg Links EmilianoBRASÍLIA ? O Grupo Emiliano ? dono do avião que caiu em Paraty (RJ) na última quinta-feira matando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator dos processos da Lava-Jato ? será responsável por retirar a aeronave do mar. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a lei prevê que isso seja feito pelos proprietários do avião. O acidente matou outras quatro pessoas, entre elas o empresário Carlos Alberto Filgueiras, do Grupo Emiliano. Todos os corpos já foram retirados do avião.

A equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligada à FAB, aguarda a retirada da aeronave para poder analisá-la. A investigação não tem prazo para acabar, mas, por enquanto, estão sendo entrevistadas testemunhas e outras pessoas que possam ajudar a esclarecer o que provocou a queda.

O relatório final identificará os motivos do acidente, levando à elaboração de novas recomendações de segurança para a aviação. Mas não é atribuição do Cenipa conduzir uma investigação criminal, em que são apontados culpados pela queda.

Veja a íntegra da nota da FAB:

“A respeito das investigações do acidente com a aeronave de matrícula PR-SOM, em Paraty (RJ), é importante esclarecer que a Lei 12.970 (Artigo 88Q) estabelece que a responsabilidade pela remoção dos destroços é da empresa proprietária da aeronave. A equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) aguarda o procedimento para realizar análises necessárias. Em paralelo, também acontecem entrevistas com testemunhas e demais pessoas que possam ajudar a esclarecer os fatores contribuintes para o acidente.

Por fim, vale salientar que a investigação do CENIPA não tem prazo para ser concluída. O relatório final irá identificar os Fatores Contribuintes para o acidente e elaborar as respectivas Recomendações de Segurança, de forma a tornar a aviação mais segura”.