Cotidiano

Grupo de quadrilha se apresenta no plenário da Câmara dos Deputados

BRASÍLIA — Com apenas um deputado presente, um grupo de quadrilha tomou conta do plenário da Câmara nesta sexta-feira. Vestidos a caráter e embalados por músicas de festa junina, o grupo participou de sessão solene em homenagem ao dia do quadrilheiro. A homenagem, no entanto, não agradou a alguns parlamentares. Autor do pedido a realização da sessão, o deputado Izalci (PSDB-DF), reconheceu que, quando decidiu trazer uma quadrilha junina para dançar no plenário da Câmara, muitos colegas alertaram para o risco da associação com o sentido pejorativo da palavra quadrilha e quadrilheiros.

— Quando eu marquei, alguns deputados falaram: poxa, é reunião mesmo da quadrilha?!. Mas, são jovens que atuam e merecem todo o respeito. Uma coisa não tem nada a ver com outra. São jovens sérios, todos os grupos já formados há muito tempo. É cultura popular, a coisa é séria, muito séria para ser levada na brincadeira — disse Izalci, acrescentando:

— Tem lei que determina que o dia 27 de junho é o dia do quadrilheiro junino, uma festa tradicional.

Os jovens que lotam o plenário da Câmara, a maioria vestida a caráter com trajes das festas juninas, reagiram às comparações com o sentido pejorativo da palavra. Uma das participantes, ao discursar, afirmou que era uma “quadrilheira, com muito orgulho”. Sentados nas cadeiras, os participantes começaram a bater palmas ritmadas e a cantar:

— Eu sou quadrilheiro, com muito orgulho, com muito amor!!

Um outro participante também tocou no tema, dizendo que esperava que a mídia soubesse “separar o quadrilheiro junino do quadrilheiro corrupto”.

*Estagiário sob supervisão de Isabel Braga