Esportes

Grupo de Acompanhamento irá fiscalizar obra do Centro de Atletismo

Obra deverá ser finalizada até março de 2016 e poderá ser usado por atletas olímpicos

Cascavel – A partir do ano que vem a cidade de Cascavel vai abrigar 70 técnicos e atletas de alto rendimento, vindos dos três estados do Sul, que poderão fazer a preparação e melhoria de seus índices de desempenho em campeonatos pan-americanos e olímpicos.

As atividades serão desenvolvidas no Centro Nacional de Treinamento, que deverá ser finalizado até março de 2016 e pode servir inclusive como espaço de aclimatação de atletas internacionais, vindos de países frios, que disputarão a Olimpíada do Rio de Janeiro. O novo espaço também vai sediar disputas nacionais e internacionais de diversas categorias do atletismo.

O cronograma dos serviços e a aplicação dos recursos na construção do Centro serão acompanhados por representantes da sociedade, dirigentes empresariais e de entidades de classe e o prefeito da cidade, Edgar Bueno. O Grupo de Acompanhamento da obra foi criado especialmente com aquela finalidade pela Casa Civil do Governo do Estado, através da Coordenação Regional Oeste do Paraná.

Este é o quinto Centro de Treinamento em Atletismo do Brasil e será o mais moderno em infraestrutura, com tecnologia de ponta para alavancar a modalidade no Paraná, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

O Centro deverá ser entregue em março e terá pistas de atletismo e de cooper, arquibancadas e 2.800 metros quadrados de edifício equipado para treinos, área de fisioterapia e alojamento com capacidade para 70 técnicos e atletas de alta performance.

Eles vão dispor também de recursos técnicos e tecnológicos avançados para a preparação física integral exigida nas diferentes disputas da modalidade.

Centro de Atletismo deverá injetar R$ 8 milhões por ano na economia de Cascavel

As principais lideranças empresariais e políticas do Oeste do Paraná comemoram a instalação do Centro Nacional de Treinamento em Atletismo em Cascavel. A expectativa é de que o projeto, quando implementado em março de 2016, levará forte incremento à economia regional. Por isso, valorizam a oportunidade de acompanhar a obra de perto, a chamado do Governo do Estado.

Além de oferecer uma infraestrutura de excelência e ser referência nacional na prática do atletismo, o Centro deve movimentar os negócios de setores importantes da vida da cidade, com um calendário de realizações de campeonatos brasileiros e internacionais. Cascavel vai conviver com novos moradores – técnicos e atletas hospedados no Centro – e turistas fãs do atletismo.

“A opinião geral é que tudo que gira em torno do comércio, de hotéis, restaurantes, prestações de serviços, o que não é pouco, só têm a ganhar com essa população flutuante”, diz o prefeito Edgar Bueno.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Alci Lúcio Rotta Jr, também não esconde seu entusiasmo com a obra. Além de identificar esporte com saúde, diz que a população de Cascavel vai ganhar consideravelmente com o turismo em torno do Centro.

“A previsão de receita anual para a cidade é de R$ 8 milhões”, contabiliza Rotta.

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)