Cotidiano

Grupo de 34 migrantes, entre eles 20 crianças, são achados mortos no deserto do Níger

NIGER-UNREST-BOKO-HARAM-GIH2P2J9U.1.jpg

NIAMEY – Os corpos de 34 emigrantes, incluindo 20 crianças, foram encontrados na semana passada no deserto do Níger, informou nesta quarta-feira o ministério do Interior nigerino. “Trinta e quatro pessoas – cinco homens, nove mulheres e vinte crianças – morreram quando tentavam cruzar o deserto”, assinalou o ministério em um comunicado enviado à AFP.

? Morreram provavelmente de sede, como geralmente ocorre, e foram encontrados próximos a Assamaka ? um posto de fronteira entre Níger e Argélia, disse à AFP uma fonte de segurança.

Duas das vítimas que chegaram até lá vinham da Nigéria. No país vizinho, muitas pessoas fogem da guerra travada pelo governo com o grupo terrorista Boko Haram.

A região desértica de Agadez, no Norte, dá no Saara, e teve no ano passado 37 mortos na travessia (120 mil cruzaram, segundo a Organização Internacional para as Migrações).

Com vastas áreas desérticas, o Níger é passagem para muitos migrantes que saem da África Central e Subsaariana em busca de melhores condições econômicas e em fuga da perseguição e das guerras. Muitos vão para a Argélia e a Líbia, de onde partem em botes e barcos rumo à Europa.