Cotidiano

Grupo chinês compra fatia de 3% do Deutsche Bank

HONG KONG – O HNA Group, da China, comprou uma fatia de 3,04% do Deutsche Bank e informou, nesta sexta-feira, que pode ampliar sua participação na instituição financeira alemã. Os 3,04% valem cerca de ? 750 milhões e fazem do HNA o quarto maior acionista do Deutsche Bank, segundo a Bloomberg News.

De acordo com um porta-voz da HNA, que preferiu não se identificar, a empresa não descarta a possibilidade de ?moderados? aumentos de sua participação, mas pretende mantê-la abaixo de 10%. O HNA tem feito diversas aquisições, incluindo um acordo para comprar participação na empresa de investimento SkyBridge Capital, fundada por Anthony Scaramucci.

O Deutsche Bank se recupera de uma baixa recorde que sofreu em setembro do ano passado, quando passou por problemas jurídicos. Rumores de que teria dificuldades para pagar suas multas por falhas de probidade afetaram o valor de suas ações.

? Temos plena confiança na gestão do Deutsche Bank. Estamos monitorando os próximos passos do banco, e oferecemos nosso apoio como acionista quando apropriado ? disse o porta-voz da HNA.

Agora, as ações do Deutsche Bank subiram mais de 80% desde setembro. Isso porque, desde então, o diretor executivo John Cryan organizou uma investigação sobre as vendas do banco e passou a revisar sua estratégia e maneiras de reforçar o capital. Cryan disse que preferiria vender ativos e reduzir operações a ter que recorrer a uma emissão de ações.

? É um sinal de que os investidores pensam que o Deutsche Bank está avançando em questões delicadas, como o processo judicial ? disse Markus Riesselmann, analista da Independent Research, que recomenda que os detentores de ações do banco as mantenham. ? Também poderia ser um sinal de que os investidores não acreditam que o Deutsche Bank irá realizar um aumento de capital a curto prazo.