Cotidiano

Gripe: Cascavel alcança 86% da cobertura a dois dias do fim do prazo

Quem tem direito à dose preventiva contra a gripe deve se apressar, pois a campanha termina sexta-feira

A dois dias do fim da prorrogação da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza – que já deveria ter sido encerrada em 26 de maio e foi estendida devido à baixa procura por parte da população em todo o Brasil – Cascavel está mais perto de cumprir a meta de imunizar pelo menos 90% do público-alvo. Com cerca de 75 mil pessoas imunizadas, já são 86% dos quase 85 mil previstos pelo Ministério da Saúde. Quem tem direito à dose e ainda não foi recebê-la tem até sexta-feira (9) para tomar a agulhada que previne contra os vírus A/H1N1, A/H3N2 e influenza B, que são os que mais circularam no Hemisfério Sul.

Balanço da Secretaria de Saúde de Cascavel coloca os idosos entre os que mais atenderam ao chamado da campanha. Foram aplicadas até a manhã de hoje (7) 26.918 doses, alcançando uma cobertura vacinal de 102,47%, superando a meta inicial de 26.269 pessoas acima de 60 anos de idade.

Logo abaixo estão as puérperas, mulheres que deram à luz recentemente (45 dias ou menos). Até agora foram vacinadas 452, quando a meta era de imunizar pelo menos 504, o que corresponde a um total de 74,83% coberto. Gestantes e menores de cinco anos de idade estão com cerca de 60% da meta fechada. Ainda falta imunizar cerca de 4 mil crianças e quase 1,4 mil grávidas para fechar 100% do público estimado nessas categorias.

Também têm direito à vacina os profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, e os professores que estão na ativa tanto na rede pública como na rede privada do ensino fundamental, médio ou superior.

Onde receber a dose

– Unidades Básicas de Saúde: das 7 às 19 horas

– Unidades de Saúde da Família: das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.