Cotidiano

Greve ganha força em Cascavel e região

E nesta quinta-feira, às 16 horas, acontecerá nova rodada de negociação entre bancários e banqueiros

Cascavel – Os bancários entram nesta quinta-feira no oitavo dia de greve na base do Sindicato de Cascavel e Região. O movimento paredista vem se fortalecendo diariamente e agora já são 61 agências bancárias fechadas em Cascavel, Ubiratã, Santa Tereza do Oeste, Cafelândia e Corbélia.

“A greve começou com 50 agências paralisadas. Esse crescimento na nossa base sindical reflete a força que a mobilização vem ganhando em todo o Paraná e País, pressionando os banqueiros a apresentarem uma proposta que realmente atenda à pauta reivindicatória da categoria”, frisa Gladir Basso, presidente do Sindicato de Cascavel e da Federação do Paraná.

NEGOCIAÇÃO HOJE

Gladir Basso encontra-se em São Paulo, onde vem  participando de todas as rodadas de negociação do comando nacional bancário com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). E nesta quinta-feira, às 16 horas, acontecerá nova rodada de negociação. “Os banqueiros estão insistindo no abono, mas os bancários não aceitam esta proposta e não vamos abrir mão da reposição da inflação dos últimos doze meses, medida pelo INPC (9,62%) mais 5% de aumento real nos salários”, afirma Gladir Basso.

Ele lembra que a última oferta patronal consiste num reajuste de 7% mais abono de R$ 3.300,00, além de PLR nos moldes da última convenção coletiva de trabalho, o que foi rejeitado pelo comando nacional bancários na mesa. “Nossa expectativa é que nesta quinta-feira, em função da pressão nacional da greve geral, os banqueiros apresentem uma nova proposta sem abono, mas que garanta a reposição da inflação mais ganho real aos salários, única forma de acordo”, frisa Gladir.