Cotidiano

Greve dos bancos dificulta saque de FGTS e seguro-desemprego

Clientes relatam transtornos durante a greve dos bancários

RIO – A greve dos bancários chegou, nesta quarta-feira, a seu 15º e já atinge mais de 25% das agências do Rio. A equipe do GLOBO percorreu algumas agências do bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio, para verificar o funcionamento dos bancos durante a greve. Apesar de os bancos oferecerem atendimento eletrônico para quase todos os tipo de transações, algumas operações acabam sendo prejudicadas no período de greve, especialmente nas instituições públicas. Quem não tem conta na Caixa, por exemplo, tem mais dificuldade para receber benefícios como FGTS e seguro-desemprego.

? Tentei sacar o seguro-desemprego e não consegui. Quem não tem o cartão do cidadão e nem conta na Caixa não consegue tirar o dinheiro no caixa eletrônico nem nas lotéricas. Já solicitei o cartão há um mês, mas o prazo de chegada venceu e nada ? conta Luana Fátima da Silva, de 32 anos, empregada doméstica desempregada.

Pessoas que já têm conta na Caixa terão o valor do seguro-desemprego depositado. Aqueles que não possuem conta, mas têm o cartão do cidadão podem sacar o benefício nas casas lotéricas. Já o FGTS só pode ser recebido nas loterias por portadores do cartão do cidadão se o valor for de até R$ 1.500. Acima disso, a pessoa precisa se dirigir a uma agência da Caixa. E, neste caso, o atendimento fica sujeito à boa vontade do bancário.

Nas agências da Caixa visitadas pelo GLOBO, apesar de não existir garantia de atendimento, sempre havia um funcionário para orientar os clientes sobre a melhor maneira de proceder durante a paralisação. Por outro lado, não foram encontrados envelopes de depósito. Funcionários do banco estatal disseram que a falta era temporária, devido a grande utilização nos fins de semana e atraso na reposição.

Os serviços de financiamentos oferecidos pelas instituições bancárias também estão sendo afetados.

? Vim tentar fazer um Construcard (da Caixa, para financiamento de obras). É a segunda agência em que tento, mas não consigo atendimento. Vou ter que esperar mesmo ? afirmou o jornalista Felipe Caruso, de 31 anos.

Seis dicas para driblar a greve dos bancos

Já no Banco do Brasil não havia ninguém para ajudar os clientes que tinham dúvidas. Nas agências, havia apenas seguranças. Entre as queixas feitas pelos clientes do Banco do Brasil estava o mau funcionamento dos caixas eletrônicos. Com a paralisação, os usuários são orientados a realizar operações através do autoatendimento, mas quando chegam às agências, os aparelhos não funcionam.

? As máquinas de autoatendimento estão ruins, somente uma delas permite saque. Neste momento de greve, os caixas eletrônicos deveriam estar funcionando melhor do que nunca. Respeito a greve, é direito dos trabalhadores, mas os bancos não podem deixar de oferecer os serviços aos clientes ? reclamou Sandra Vieira, advogada, de 64 anos.

A aposentada Maria Barros Pereira também reclamou:

? Vim tentar sacar dinheiro e não consegui porque não estão funcionando os caixas, apesar de dizerem que estão.

Outro problema que seria facilmente resolvido fora do período de greve, mas durante a paralisação pode acabar se tornando um transtorno para os clientes é o bloqueio dos cartões de débito. A aposentada Regina de Barros bloqueou seu cartão do Banco do Brasil por errar a senha e agora não consegue liberá-lo.

? Moro em Higienópolis e bloqueei o meu cartão sem querer. Como minha agência é em Copacabana e este serviço só é feito na própria agência, vim tentar desbloqueá-lo, mas ninguém me atendeu e nem informou nada. É um absurdo ? afirmou indignada a aposentada de 69 anos.

O Rio tinha até a tarde de ontem 381 agências fechadas. A maioria está localizada no Centro da Cidade, mas os demais bairros da cidade também estão sendo afetados, principalmente no caso das bancos públicos. As agências de Itaú e Bradesco em Copacabana visitadas ontem pelo GLOBO funcionavam normalmente.

A última rodada de negociação entre bancos e bancários aconteceu na última quinta-feira, mas não chegou a nenhum acordo. A próxima rodada ainda não foi marcada.