Cotidiano

Greve dos bancários já atinge mais de metade das agências do país

SÃO PAULO. A greve dos bancários completou nove dias nesta quarta-feira com uma adesão maior da categoria. de acordo com balanço divulgado pelo Comando nacional da categoria, 12.386 agências, número que representa 53% de todas as agências do país, e cerca de 46 Centros Administrativos.

Na última reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada terça-feira, dia 13, não houve avanços. Os bancos mantiveram a proposta anteriormente apresentada, de reajuste de 7% nos salários, abaixo da inflação, e abono de R$ 3.300,00 ? que havia sido rejeitada pela categoria.

Uma nova rodada de negociações está marcada para a quinta-feira, dia 15, às 16h, em São Paulo.

?Diante da insistência da Fenaban em apresentar um reajuste que não cobre nem a inflação do período, a mobilização da categoria ganha força. Não adianta empurrar para a categoria proposta sem valorização salarial. O abono não é incorporado no cálculo de PLR, de férias, de décimo terceiro, de FGTS, nem nos planos de carreira e o salário vai continuar tendo perda do poder aquisitivo?, afirma em nota o presidente da Confederação nacional dos Tarabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários, Roberto von der Osten.

Os bancários pedem recomposição da inflação medida pelo INPC, de 9,62%, mais aumento real de 5%. A proposta de 7% representa uma perda de 2,39%, alegam os bancários. A categoria pleiteia ainda PLR de três salários mais R$ 8.317,90