Cotidiano

Greve dos bancários completa um mês

Em Cascavel a paralisação teve início no dia 8 e, por enquanto, não há previsão de quando ela vai terminar

Cascavel – A greve dos bancários, iniciada em todo País no dia 6 de setembro, completa amanhã 30 dias. Em Cascavel a paralisação teve início no dia 8 e, por enquanto, não há previsão de quando ela vai terminar.

Em nível nacional, essa deve ser a greve mais longa da história, se igualando à paralisação de 2004, quando os bancários cruzaram os braços por um mês.

Dentre as reivindicações dos profissionais está 14,78% de reajuste, que é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos 12 meses, mais ganho real de 5%.

Nas negociações da semana passada, que terminaram sem acordo, os banqueiros insistiram no abono de R$ 3.500 mais reajuste de 7%, o que foi rejeitado na mesa pelo comando. Os bancários reivindicam reajuste salarial com base no INPC (9,62%) mais 5 de ganho real.

Conforme o Sindicato dos Bancários de Cascavel e Região, em sua base são 71 agências bancárias fechadas em Cascavel, Ubiratã, Santa Tereza do Oeste, Cafelândia, Guaraniaçu, Campina da Lagoa, Capitão Leônidas Marques e Corbélia.

De acordo com Gladir Basso, presidente da Federação dos Bancários do Paraná e do Sindicato de Cascavel e Região, que vem participando de todas as rodadas de negociação com a entidade patronal (Fenaban), o movimento paredista inicia esta semana sem nenhum sinal de retomada das negociações, apesar do comando nacional bancário estar à disposição permanentemente para buscar um acordo, desde que a proposta patronal seja respeitosa e atenda às reivindicações da categoria.

Onde pagar

Quem tem boletos dentro do prazo de vencimento podem efetuar os pagamentos, além dos caixas eletrônicos, em casas lotéricas, no valor de até R$ 700 por título; correspondentes bancários, supermercados, e alguns estabelecimentos comerciais, como por exemplo farmácias. Depósitos na Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil podem ser feitos nas lotéricas e do Banco Bradesco nas agências do Correio.