Cotidiano

Greve do transporte coletivo deve continuar até dia 20

Segundo a Cettrans, na quinta-feira, 48 veículos faziam 35 linhas

Cascavel – A segunda rodada de negociações entre empresas do transporte coletivo e o Sinttracovel (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Cascavel) terminou sem acordo. A audiência de conciliação foi realizada na sede do Ministério Público do Trabalho e seguiu durante toda a tarde de ontem. Sem acordo, a previsão é de que a greve perdure até o dia 20 de janeiro, quando as partes se reunirão novamente em Curitiba, no Tribunal Regional de Trabalho da 9ª Região.

Na quarta-feira (13), durante a primeira audiência na capital do Estado, ficou definido que a greve continua, mas que nos horários de pico, 50% da frota devem circular. Nos demais horários, mantêm-se os 30%.

O juiz Alcides Nunes Guimarães propôs um reajuste salarial de 13%, a ser pago metade referente ao mês de janeiro e a outra parte em dezembro. Em relação ao vale-alimentação o valor passaria de R$ 175 para R$ 200. Já a data-base para negociação salarial ficaria no dia 1º de outubro.

A reportagem de O Paraná entrou em contato com a assessoria de imprensa das empresas Viação Capital e Pioneira, que disse não se manifestar sobre a decisão.

Conforme dados divulgados pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito), ao longo do dia de ontem 48 veículos faziam 35 linhas. Já no horário das 6h às 8h30, foram 40 linhas e 77 veículos. Das 11h às 13h30 circularam na cidade 75 ônibus, que fizeram 39 linhas e, das 16h30 às 19h, foram 77 veículos com 41 linhas. A previsão é de que hoje, quinto dia da greve, as linhas e quantidade de veículos circulando nos terminais se mantenham.