Policial

Greve de fome?

Familiares dos presos que estão dentro da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) informaram ao Hoje News que desde a saída da Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Paraná da unidade, na segunda-feira, os presos entraram em greve de fome.

Segundo a esposa de um detento, que não quis se identificar, cansados de promessas, os encarcerados resolveram tomar uma atitude mais drástica. “Faz mais de um mês que eles estão lá dentro jogados como bichos, doentes e sem qualquer tipo de assistência. Todos sabem a situação que está na PEC, mas ninguém faz nada”.

Conforme a mulher, presos que saíram da unidade nos últimos dias relataram que nem a reforma ou qualquer outra melhoria está sendo feita. “Eles dizem que estão levando eles pros cubículos, mas isso não é verdade. Não tem colchões, não tem roupas, não tem remédios, não tem nada. A única saída que eles encontraram para pressionar de alguma forma foi fazer uma greve de fome”.

Sem mobilização

A reportagem entrou em contato com o Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) que disse que os presos não estão mobilizados dentro da unidade. Segundo a assessoria, eles não fizeram greve de fome e, aos poucos, conforme já foi anunciado quando do fim do motim, os detentos estão voltando aos cubículos, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Em relação a reforma na unidade, o laudo técnico pericial com o que precisará ser reformado ainda não foi concluído e, somente após esse levantamento, é que será possível definir o que precisará ser feito e quanto será investido.