Cotidiano

Greve: Cascavel pode iniciar a semana sem transporte coletivo

O indicativo de greve foi decidido em uma assembleia dos trabalhadores do transporte dia 24 de setembro

Greve: Cascavel pode iniciar a semana sem transporte coletivo

Cascavel – Quem utiliza o transporte coletivo em Cascavel precisa se programar para não começar a semana a pé nem se atrasar para seus compromissos porque a previsão é de que, a partir das primeiras horas desta segunda-feira (5), 70% da frota na cidade não circule.

O indicativo de greve foi decidido em uma assembleia dos trabalhadores do transporte dia 24 de setembro com prazo de dez dias para início caso não houvesse acordo do pagamento da data-base de 2019 da categoria.

Nessa sexta-feira (2), o presidente do Sinttracovel (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivo Urbano de Cascavel), Nelson de Borba, confirmou que as duas empresas da cidade foram notificadas, mas não se manifestaram e por isso a greve está mantida. “Nossa categoria deu prazo até o dia 1º deste mês para que as duas empresas enviassem propostas. Isso não aconteceu e a mobilização de greve está mantida e só 30% dos ônibus vão continuar circulando como determina a lei”, confirmou o presidente do sindicato.

Além das empresas, a Transitar (Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania) também foi notificada e informou que a Divisão de Transporte está trabalhando na elaboração das linhas prioritárias com base no volume de veículos que serão liberados pelos grevistas.

Em nota, a prefeitura informou que considera a greve uma “ação oportunista de partidos de apoio aos movimentos grevistas em período eleitoral e que não há informações de salários atrasados ou outras perdas em que caiba alguma ação além das que já foram tomadas”.

De acordo com o presidente do Sinttracovel, o Município concedeu reajuste na tarifa que as empresas pleiteavam no começo deste ano, mas nada foi repassado aos trabalhadores. “O Município fez a parte dele, autorizando o aumento da tarifa antes da pandemia, só que, para nós, trabalhadores, não foi repassado o reajuste [salarial]. É isso o que estamos reivindicando”, explicou.

Por meio da assessoria, as empresas confirmaram que receberam as notificações, mas que não existe possibilidade de negociação ou proposta porque não têm condições financeiras. “Atualmente, a frota das duas empresas é formada por 140 ônibus e 120 estão rodando, o que significa 85% de ônibus em operação. Devido às restrições por causa da pandemia, o fluxo de passageiros é de 40%, causando prejuízo acumulado. Com essa greve, mais ônibus vão deixar de circular, diminuindo a receita das empresas ainda mais e aumentando o risco do não pagamento dos salários”, informou a assessoria.

Transporte coletivo urbano – Nota Transitar

Com base na notificação de greve do Sindicato dos Motoristas do Transporte Coletivo, uma frota mínima de 50% será mantida em operação.

Caso permaneça inalterada a condição de greve, a Transitar divulgará – por meio dos veículos de comunicação -, neste domingo (4), a tabela atualizada, priorizando as linhas com maior demanda de passageiros.

A Transitar acompanhará o movimento grevista, desde as primeiras horas de segunda-feira (5), para que medidas sejam tomadas conforme a demanda do serviço, bem como na hipótese da greve não ter indicativo de encerramento, podendo haver a autorização do transporte alternativo, regularmente cadastrado.

A Transitar reafirma que não é razoável aceitar este movimento grevista, que está transferindo ao cidadão cascavelense o ônus de uma desavença trabalhista que sequer foi conduzida de forma adequada perante o Judiciário, uma vez que a preocupação do Município, desde o início da pandemia, foi para que não houvessem demissões dos trabalhadores da categoria.