Esportes

Grêmio inicia caminhada rumo ao bi

Al Ain – O Grêmio começa hoje sua caminhada na busca pelo bicampeonato mundial. O primeiro adversário será o Pachuca, do México, que se classificou ao vencer os marroquinos do Wydad Casablanca, por 1 a 0, com gol marcado por Guzmán.

No início da noite de ontem, os atletas gremistas se dirigiram ao Hazza Bin Zayed Stadium, em Al Ain, nos Emirados Árabes, palco do confronto de hoje às 15h, para realizar o reconhecimento do gramado em que atuarão.

Diferente da Libertadores, onde geralmente são realizadas atividades com bola no gramado nas vésperas das partidas, a delegação gremista apenas entrou no campo de jogo para ter um primeiro contato com o terreno. Atletas e comissão técnica aproveitaram para tirar fotos e registrar esse momento histórico do clube.

Campeão em 83 ao vencer o Hamburgo por 2 a 1, o Grêmio tenta repetir o maior feito do clube. Para isso, precisa sair vencedor em dois confrontos. Ao contrário do Mundial disputado em 83 e 95, quando o campeão da Libertadores enfrentava o campeão da Uefa Champions League, o formato atual abriu espaço para representantes de cinco dos seis continentes.

O atual formato do Mundial de Clubes foi realizado pela primeira vez em 2005, porém, com seis equipes disputantes. A partir de 2007, o campeão nacional do país sede passou a participar da competição. Em 2000, o Mundial foi realizado no Brasil, mas em um formato diferente, englobando oito times divididos em dois grupos. Contudo, os critérios para participação dos clubes foram diferentes dos últimos Mundiais, bem como dos posteriores. Essa será a terceira vez que o Grêmio disputará o Mundial de Clubes. Campeão em 83, foi derrotado nos pênaltis para o Ajax, da Holanda, em 1995, no Japão.

Disputa

Além do Grêmio, que se classificou para o Mundial ao ser campeão da Copa Libertadores da América, disputam o torneio o Real Madrid, da Espanha (representante da Uefa), o Urawa Red Diamonds, do Japão (representante da Confederação Asiática de Futebol), o Wydad Athletic Club, do Marrocos (representante da Confederação Africana de Futebol), o Pachuca, do México (representante da Concacaf), o Auckland FC, da Nova Zelândia (representante da Confederação de Futebol da Oceania), e o Al Jazira, atual campeão da Liga dos Emirados Árabes, convidado a participar por representar o país anfitrião.

À exceção da Libertadores e do representante do país sede, todos os outros campeonatos que decidiram os participantes do torneio são denominados “Champions League”.