Cotidiano

'Grécia deve reestruturar suas dívidas para novo socorro financeiro', diz diretora do FMI

64871627_IMF Managing Director Christine Lagarde gestures during an interview with Reuters in Du.jpg

BERLIM – Após um encontro com Angela Merkel na quarta-feira, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde afirmou em entrevista a TV alemã ARD que a Grécia deve reestruturar suas dívidas e implementar cortes das taxas de juros a fim de se qualificar para uma nova ajuda do Fundo. Segundo a diretora, o FMI está confiante a ajudar o pais, devido ao progresso feito pelas autoridades gregas até agora.

Lagarde acrescentou, contudo, que ainda o país precisa adotar ainda medida para reformar os sistemas de aposentadoria e de imposto de renda, como condição para a garantia de um novo resgate financeiro ? o último socorro concedido ao país termina em 2018. Ela acrescentou ainda que agora os esforços gregos deveriam se virar para uma reestruturação de suas dívidas.

? O tamanho da reestruturação vai depender da reforma e do progresso do país, do quão forte a economia grega vai estar ao final desse programa ?, disse Lagarde, acrescentando ainda que, se a reforma for feita corretamente, o país não precisará de um corte. ? Somente um maior grau de maturidade sobre suas dívidas e um limite da taxa de juros.

No início da semana, os credores internacionais e a Grécia concordaram em deixar um time de especialistas decidir os parâmetros para as reformas da aposentadoria, do imposto de renda e do mercado de trabalho, que irão permitir que a Grécia a se qualifique para mais um resgate financeiro.