Cotidiano

'Greatest hits', do Queen, é o álbum mais vendido da história no Reino Unido

LONDRES ? “Greatest hits”, do Queen, é o álbum mais vendido do Reino Unido nos últimos 60 anos, superando “Gold”, do Abba, e “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles.

A lista foi publicada pela Official Charts Company para celebrar o 60º aniversário do primeiro ranking de vendas do país, publicado no dia 22 de julho de 1956, quando “Songs of swingin’ lovers”, de Frank Sinatra, liderou as paras britânicas. Desde então, cerca de 1.100 álbuns alcançaram o topo, seja em vinil, cassete, CD e download.

Lançado em 1981, “Greatest hits”, do Queen, segue como o único álbum a ter vendido mais de 6 milhões de cópias no Reino Unido e passou incríveis 729 semanas na lista de 100 mais vendidos, enquanto seu sucessor, “Greatest hits II”, aparece na décima posição, com quase 4 milhões de vendas.

O guitarrista da banda, Brian May, descreveu a novidade ao site OfficialCharts.com como “uma grande notícia para se ouvir ao acordar” e que “supera seu sonhos de infância”, enquanto o baterista Roger Taylor reagiu dizendo que a notícia era “incrível, maravilhosa”.

OUÇA ABAIXO UMA PLAYLIST QUE REÚNE SUCESSOS DOS ÁLBUNS MAIS VENDIDOS

Playlist com os mais vendidos do Reino Unido

“Gold”, que compila os principais sucessos do Abba, vendeu cerca de 5,2 milhões de álbuns desde seu lançamento, em 1992, enquanto o oitavo álbum dos Beatles, lançado em 1967, é o outro a ter superado a marca de 5 milhões de cópias vendidas. “21”, de Adele (2011) e “(What’s the story) Morning glory?”, do Oasis (1995) aparecem na quarta e na quinta posição da lista, respectivamente. “Thriller”, de Michael Jackson, “The dark side of the Moon”, do Pink Floyd, “Brothers in arms”, do Dire Straits e “Rumours”, do Fleetwood Mac, também aparecem bem ranqueados.

Robbie Williams é o artista que mais vezes aparece no top 60, com quatro discos.

Os dez álbuns mais vendidos da história do Reino Unido:

1. “Greatest hits”, Queen

2. “Gold – Greatest hits”, Abba

3. “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, Beatles

4. “21”, Adele

5. “(What’s the story) Morning glory?”, Oasis

6. “Thriller”, Michael Jackson

7. “The dark side of the Moon”, Pink Floyd

8. “Brothers in arms”, Dire Straits

9. “Bad”, Michael Jackson

10. “Greatest hits II”, Queen